![Foto: Rodrigo De Marco Foto: Rodrigo De Marco](https://uploads.leouve.com.br/2025/02/GjJ7QGd2-gestacao-2.webp)
Enquanto Bento Gonçalves enfrenta desafios com alta demanda para cirurgias, o município tem um ponto positivo na área da saúde: o atendimento pré-natal. O Centro de Referência Materno Infantil (CRMI) realiza, em média, 300 atendimentos semanais para gestantes, somando entre 1.200 e 1.500 consultas por mês. O serviço alavancou a cidade para a 9ª posição nacional no ranking de melhor acesso ao pré-natal, à frente de municípios como Lajeado, segundo levantamento da Datasus/Ranking de Competitividade dos Municípios (CLP).
O CRMI atende não apenas gestantes de Bento Gonçalves, mas também de outros 23 municípios da região basalto e vinhedos, sendo referência para casos de alto risco. No local, as futuras mães recebem acompanhamento médico com obstetras e suporte multiprofissional, incluindo nutricionista, psicóloga e enfermeiras.
A médica obstetra e coordenadora do CRMI, Paula C. Pertile, ressalta a importância do pré-natal, que vai além de um simples acompanhamento.
“Ele é essencial para a detecção precoce de fatores de risco que possam impactar o curso da gestação, como hipertensão, diabetes gestacional, infecções ou problemas com o crescimento fetal. Além disso, permite orientações sobre alimentação, hábitos saudáveis, sinais de alerta e orientações sobre o parto e puerpério, o que impacta diretamente na segurança e no bem-estar da mãe e do recém-nascido”, afirma.
A enfermeira Tassiane Duarte de Oliveira destaca que cada gestante recebe atendimento exclusivo, com exames complementares e participação em grupos de orientação sobre maternidade.
“As gestantes do materno são atendidas na sua integralidade, com atendimentos obstétricos, realizando exames complementares, atendimento com equipe multiprofissional (enfermagem, nutricionista, assistente social, psicologia). Todas as pacientes que são atendidas no Materno recebem atendimento exclusivo e único voltado às demandas que cada uma precisa. Em alguns meses do ano ainda são realizados grupos de gestantes para orientações com os mais diversos assuntos relacionados a gestação e ao bebê que está por vir”, ressalta.
Já a secretária de Saúde, Daiane Piuco, afirma que o pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem nenhuma complicação. Além disso, de acordo com ela, o reconhecimento nacional é mérito das equipes que garantem um atendimento humanizado e qualificado às gestantes.
“O acompanhamento, além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes a maternidade. Esse destaque é mérito das equipes que reforçam a Política Integral à Saúde da Mulher, garantindo atendimento humanizado e qualificado em todas as fases da vida”, salienta.
O CRMI funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Avenida Dr. Antônio Casagrande, número 228. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (54) 3055-8555.