Agentes de endemias de Bento Gonçalves reforçam ações de combate ao Aedes aegypti
Agentes de endemias reforçam ações de combate ao Aedes aegypti. | Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação

Bento Gonçalves - A cidade de Bento Gonçalves confirmou, nesta sexta-feira (10), o primeiro caso de dengue em 2025. A vítima, com a identidade preservada, não teve necessidade de hospitalização. Segundo a Prefeitura, outros quatro casos estão em análise. Em 2024, o município contabilizou 298 casos, sendo 265 de transmissão local (autóctones).

Os bairros que tiveram maior presença de larvas do mosquito Aedes aegypti no ano passado foram: Botafogo, Vinhedos, Progresso, Borgo, Licorsul, Vila Nova II, Barracão, Eucaliptos, São Francisco, Santa Rita, Santo Antão, Santa Marta, Municipal, Glória, Conceição, São João, Eulália, Universitário, Cohab e Vila Nova.

Para conter a proliferação do mosquito, agentes de saúde estão instalando armadilhas nesses locais, além de realizar inspeções, desinsetizações e pesquisas vetoriais especiais em áreas com casos confirmados. As armadilhas são fundamentais para medir a densidade de infestação do Aedes e remover ovos do ambiente.

A médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera, destaca que a prevenção dentro de casa é essencial:

“O Aedes aegypti se prolifera em 80% dos casos dentro de imóveis e quintais, onde encontra depósitos para a postura de ovos, como caixas d’água, pneus, latas, baldes e outros recipientes. Água parada por mais de uma semana torna-se criadouro do mosquito.”

Ela recomenda dedicar 15 minutos por semana para verificar e eliminar possíveis focos em casa e arredores.

“Ralos desprotegidos, dentro e fora de casa, e depósitos de água da chuva são os maiores criadouros na cidade”, alerta.

Terrenos baldios ou depósitos de lixo em vias públicas devem ser denunciados pelo telefone (54) 3055-7142.

Sobre o mosquito e os sintomas da dengue

O Aedes aegypti é um mosquito pequeno, com menos de 1 centímetro, caracterizado por riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, principalmente ao amanhecer e ao entardecer, a fêmea alimenta-se de sangue humano e deposita ovos em água parada.

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta (acima de 38,5°C) com início súbito;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal-estar, falta de apetite e dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Quem apresentar esses sintomas deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento.

As ações em Bento Gonçalves seguem as diretrizes do Plano Nacional de Controle da Dengue.