O Banco de Leite Humano do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, com está com o estoque em nível crítico, com volume suficiente para apenas mais seis dias. Atualmente, estão disponíveis pouco menos de 18,7 litros de leite materno para alimentar os bebês prematuros internados na UTI Neonatal da instituição.
A nutricionista Graziela Zortéa enfatiza a importância da doação.
“O leite materno é um alimento insubstituível, especialmente para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal. Ele oferece todos os nutrientes de que necessitam, além de anticorpos e fatores de proteção que reduzem significativamente os riscos de infecções e outras complicações”, afirmou.
Atualmente, o banco conta com apenas uma doadora ativa em Bento Gonçalves e outra em Carlos Barbosa.
Doação
Toda mulher que está amamentando pode ser uma doadora. O processo é seguro: no último trimestre de gravidez, a gestante realiza os exames necessários. Após o parto, em mais de 90% dos casos, basta contatar o banco para receber orientações e começar a doar, podendo ser feito sem sair de casa.
As doações podem ser feitas de duas formas. A primeira é por coleta domiciliar: a mãe armazena o leite em recipientes específicos e o Corpo de Bombeiros ou o 6º BCom faz o recolhimento semanal. A segunda opção é a doação presencial no Banco de Leite, que funciona diariamente das 8h às 18h.
Doações de toda Serra Gaúcha
O hospital viabiliza a coleta domiciliar em outros cinco municípios da região: Flores da Cunha, Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. Para contribuir ou obter informações, o contato pode ser feito pelo telefone (54) 3055 0303, e-mail [email protected] ou WhatsApp (54) 9.9237 1842.