PERIGO

Anvisa alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos para disfunção erétil

O comunicado cita sildenafila, tadalafila, vardenafila, udenafila e lodenafila.

Foto: Reprodução/Arquivo
Foto: Reprodução/Arquivo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta sobre os riscos do uso indiscriminado de medicamentos para tratamento de disfunção erétil, especialmente fora das indicações médicas e em produtos não autorizados. De acordo com a Anvisa, o uso recreativo ou estético dessas substâncias pode causar efeitos graves, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipotensão (pressão baixa), perda de visão ou audição, além de dependência psicológica. O comunicado cita sildenafila, tadalafila, vardenafila, udenafila e lodenafila.

A agência alerta ainda para a comercialização irregular de produtos contendo essas substâncias, como gomas e suplementos. A Anvisa reforça que tais formulações não têm aprovação para uso em atividades físicas, ganho de massa muscular ou aumento de desempenho sexual.

Essas substâncias são aprovadas como medicamentos de venda sob prescrição médica e não podem constar da lista de composição de produtos enquadrados em outras categorias de produtos, como os suplementos alimentares.

Recomendações e Orientações

Recomendações à população e aos profissionais de saúde:

  • Não utilize preparações manipuladas sem prescrição;
  • Não utilize produtos não regularizados pela Anvisa;
  • Nunca utilize produtos fabricados ou manipulados por empresas não autorizadas e licenciadas por esta Agência.

Recomendação aos profissionais de saúde:

  • Avalie clinicamente os pacientes antes da prescrição e monitorem possíveis interações e efeitos adversos;
  • Casos de eventos adversos devem ser notificados no sistema VigiMed e denúncias de produtos irregulares podem ser feitas pelo Notivisa.