SAÚDE

Anvisa alerta para uso de creme dental com fluoreto de estanho

Agência reguladora advertiu para a possibilidade de reações adversas ao produto da marca Colgate, cujos lotes foram suspensos por 90 dias

Foto: Marina Tusset / Grupo RSCOM
Foto: Marina Tusset / Grupo RSCOM

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta sexta-feira (28), um alerta sobre a possibilidade de reações adversas após o uso de um creme dental que apresenta fluoreto de estanho em sua composição. Na quinta-feira (27), a agência suspendeu todos os lotes do Creme Dental Total Clean Mint, da marca Colgate, após receber relatos de reações adversas.

A medida é preventiva e terá duração de 90 dias, enquanto serão realizadas análises mais detalhadas sobre os efeitos colaterais. O fluoreto estanoso é reconhecido por ter propriedades antimicrobianas e anticárie.

No momento, não há determinação de recolhimento, mas o creme dental deve ser separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

O alerta, disponível no site da Anvisa, afirma que os dados oficiais de cosmetovigilância da agencia, juntamente com os relatos em mídias sociais, plataformas de reclamações de consumidores e reportagens da imprensa, evidenciam um padrão crescente de reações adversas ao produto.

“Este alerta tem como objetivo informar profissionais de saúde e consumidores sobre riscos potenciais desses produtos, destacar a importância de relatar as reações adversas à Anvisa e fornecer orientações para um uso mais seguro e consciente”, explica o comunicado.

Confira alguns dos possíveis efeitos colaterais:

  • Lesões orais (aftas, feridas e bolhas);
  • Problemas na língua;
  • Sensações dolorosas (dor, ardência, queimação);
  • Inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral);
  • Sensação de dormência (lábios/boca); e
  • Irritações gengivais.

Caso o consumidor identifique um sinal de irritação, a recomendação é interromper o uso do creme dental imediatamente. Se os sintomas persistirem, a pessoa deve procurar um profissional da saúde.

A Anvisa pede ainda que consumidores e profissionais de saúde notifiquem as reações adversas às autoridades sanitárias pelo sistema e-Notivisa.

O que diz a Colgate

Em comunicado oficial nas rede sociais, a Colgate informou estar ciente da interdição cautelar determinada pela Anvisa e que o produto “não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a ele” 

“Estamos trabalhando no intuito de colaborar com as autoridades e providenciando os esclarecimentos necessários”, diz a nota. 

A empresa reforça que a medida sanitária vale apenas para o creme dental Total Clean Mint, e ingressou com um recurso nessa quinta-feira (27).

A Colgate disponibilizou um contato para atendimento ao público, disponível neste link.