
O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), em parceria com os Conselhos Jovens do Caxias e do Juventude, promove a campanha “Ca-Ju Sangue Bom”. A ação solidária antecipa o clássico do dia 22 de janeiro, pelo Gauchão, com o objetivo de salvar vidas por meio da doação de sangue. A abertura oficial ocorreu nesta quinta-feira (15), com a presença dos mascotes dos clubes e do Hemocs.
A iniciativa segue até o dia da partida e visa reforçar os estoques de sangue da instituição, que é vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nos próximos dias, atletas dos dois times, além da rainha e princesas da Festa da Uva de 2026, vão comparecer ao Hemocentro para doar e incentivar a participação da comunidade.
O secretário adjunto da SMS, Mário Taddeucci, recebeu os integrantes das torcidas e parabenizou o gesto. O diretor da Central de Exames, Bruno Muner, também agradeceu pela ação espontânea e explicou a importância da doação.
“Alguns doadores não sabem que o sangue, quando processado, é fracionado em três hemoderivados: o concentrado de hemácias, o plasma e a plaqueta. Então, ajuda a salvar três pessoas diferentes que necessitam de hemocomponentes diversos com o mesmo sangue”, afirmou Bruno Muner.
Onde doar
O Hemocs está localizado na Rua Ernesto Alves, 2.260, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h45, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3290-4580 e (54) 9 8418-8487.
Orientações aos doadores
- Ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação deve acontecer antes dos 60 anos.
- Jovens de 16 e 17 anos podem doar. Devem apresentar autorização por escrita assinada pelos pais ou responsáveis legais, acompanhada de cópia de documento do responsável.
- Apresentar documento original e oficial com foto.
- Estar bem de saúde.
- Pesar mais de 50 kg.
- Dormir no mínimo 6 horas.
- Não estar em jejum.
- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
- Não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação.