SANTO DO NOSSO TEMPO

Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, guarda relíquia de Carlo Acutis, o santo millenial

Mechas de cabelo do santo estão no local de fé, depositadas em um relicário

FARROUPILHA
Imagem de Carlo Acutis, no Santuário em Farroupilha (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

O Papa Leão XIV canonizou neste domingo (7), o italiano Carlo Acutis, primeiro santo millenial. O jovem faleceu em 2006, aos 15 anos, e ficou mundialmente conhecido por utilizar a internet para espalhar o evangelho. Na Serra Gaúcha, uma relíquia histórica do beato está no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha.

Em novembro de 2021, o bispo emérito de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni participou do lançamento do livro da mãe de Acutis, Antonia Salzano Acutis. A obra, lançada em Milão, foi intitulada: Il segreto di mio figlio (O Segredo de Meu Filho).

A mãe do santo entregou a Ruffinoni uma relíquia de primeiro grau, algumas mechas de cabelo do filho, além de um certificado de autenticidade. A relíquia está junto de cartazes que contam mais sobre a vida do jovem, acometido por uma leucemia.

Exposição está no altar da igreja (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

O reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, afirma que a relíquia estar no local de fé vai de encontro também com a devoção que Acutis tinha pela santa.

“Carlo Acutis é um santo dos nossos tempos, e viver a santidade significa distinguir-se das virtudes no mundo em que vivemos. O santo cristão é aquele que está no mundo, mas vive de forma diferenciada, se torna um modelo, um exemplo. A relíquia estar no Santuário, junto de Nossa Senhora, a quem ele também tinha grande devoção, faz jus que Carlo Acutis esteja conosco em um Santuário de tanta peregrinação”, disse ele.

Fontana também qualificou a vida de Carlo Acutis como “protetor da internet” e “anjo dos nossos jovens”, quando citado o amor do santo pela eucaristia.

O assessor de comunicação do Santuário de Caravaggio, Leandro Ávila, explica que os fios estão depositados dentro de um relicário.

“É no relicário, onde são guardadas as relíquias de santos. Dentro dele há fios de cabelo. As relíquias geralmente são divididas em categorias. Se é de primeira grandeza, segunda grandeza, terceira. A de primeira é quando faz parte do corpo do santo. Um pedaço de osso, um fio de cabelo, então essa é de primeira grandeza”, esclareceu.

Relicário guarda os fios de cabelo de Carlo Acutis

Sobre a canonização e beatificação

A cerimônia de canonização foi presidida na Praça de São Pedro, a primeira de Leão XIV desde que assumiu como figura central da Igreja Católica, após a morte do Papa Francisco, em 21 de abril de 2025. A cerimônia inicialmente estava marcada para abril, mas foi adiada por conta da morte pontífice.

Informações sobre Carlo Acutis estão à disposição dos fiéis (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

Antes, Acutis foi beatificado em 2020 pelo Vaticano, na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália. O ato aconteceu depois de seu primeiro milagre ter sido reconhecido pela igreja. Em 12 de outubro de 2012, uma criança brasileira ficou curada após tocar uma relíquia sua em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No segundo milagre atribuído ao beato, ele curou uma jovem da Costa Rica, que havia sofrido um acidente de bicicleta ocorrido no ano de 2022.

Frassati também canonizado

O também italiano Pier Giorgio Frassati foi canonizado por Leão XIV neste domingo. Frassati ficou conhecido por ajudar os necessitados. Ele morreu aos 24 anos de poliomielite, em 1925.

A história de Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu no dia 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra. No entanto, foi em Milão, na Itália, que morou grande parte de sua curta vida, junto de seus pais. Lá, utilizou da internet para levar a palavra de Deus para todos os cantos do mundo. Morreu em 12 de outubro de 2006, por conta de uma leucemia.

Acutis é conhecido como primeiro santo “millennial”. A denominação se dá para pessoas nascidas entre o início da década de 1980 até 1995. O corpo de Carlo Acutis está exposto no Santuário do Despojamento em Assis, área central da Itália.

Santuário de Caravaggio, em Farroupilha (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)