146ª ROMARIA

Primeira manhã de Romaria reúne 20 mil pessoas no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha

Tradicional Missa Campal, às 10h30, foi o ponto alto da celebração; Romaria ao Santuário segue até segunda-feira (28)

Fotos: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM
Fotos: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

O tempo, mesmo com bastante vento, colaborou com os peregrinos que participaram da 146ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na manhã deste sábado (24). Segundo o Tenente-Coronel Giovani Gomes, comandante do 36º Batalhão de Polícia Militar, 20 mil pessoas passaram pelo local.

Ainda sobre a movimentação, 1.290 veículos passaram pelo Santuário, e nenhuma intercorrência foi registrada.

A primeira missa foi realizada às 6h, sendo seguida por celebrações às, 7h, 8h, 9h e o ponto alto do primeiro dia, a Missa Campal, às 10h30. A celebração foi conduzida pelo Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon.

Em entrevista coletiva no fim da manhã, o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, destacou a presença expressiva de fiéis já nas primeiras horas da romaria:

Tivemos, já na primeira parte da romaria, cerca de 20 mil peregrinos, número significativo que nos aproxima da meta de 100 mil participantes, afirmou.

Segundo o reitor, os fiéis demonstraram grande fé e introspecção durante a celebração:

“Notamos que as pessoas vieram com muita fé, com um perfil sereno. Participaram da missa com introspecção, realmente motivadas pela devoção. É bonito ver a nossa juventude participando, movida pela esperança”.

Fontana também fez uma reflexão sobre a importância da esperança, lembrando os 150 anos da chegada dos imigrantes italianos à região:

“Foi essa mesma esperança que trouxe nossos imigrantes italianos há 150 anos. Eles buscavam um novo mundo, com condições melhores de vida. E alcançaram esse objetivo por meio da solidariedade, do trabalho, dos laços familiares e do afeto”.

Por fim, o reitor ressaltou a importância de preservar esse legado de fé:

Recebemos esse legado que precisa ser mantido e levado adiante. Estamos felizes, com as expectativas sendo atendidas, mesmo com a previsão de chuva.

Depois da missa das 12h, na parte da tarde serão celebradas mais missas: 13h, 15h, 16h e 17h. Às 14h ocorre a Récita do Terço.

A Romaria ao Santuário segue até segunda-feira (28). Clicando aqui você conferir todas as informações sobre a maior festa religiosa da região.