Comportamento

Pré Romarias de Nossa Senhora de Caravaggio estão canceladas

Pré Romarias de Nossa Senhora de Caravaggio estão canceladas Pré Romarias de Nossa Senhora de Caravaggio estão canceladas Pré Romarias de Nossa Senhora de Caravaggio estão canceladas Pré Romarias de Nossa Senhora de Caravaggio estão canceladas
Romaria dos motociclistas será em 18 de maio (Foto: Divulgação/Santuário de Caravaggio)
Romaria dos motociclistas será em 18 de maio (Foto: Divulgação/Santuário de Caravaggio)

Com o objetivo de combater a propagação da Covid-19, as Pré Romarias ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de 2020 estão canceladas. A ideia é evitar a aglomeração de pessoas. Entre os meses de abril e maio, cerca de 70 mil pessoas se reuniam nos finais de semanas que antecedem a grande festa em honra à Caravaggio.

Estavam previstos os encontros de caminhoneiros, motoristas de motor home, motoristas de carros antigos, ciclistas, cavalarianos, jipeiros, caminhantes e atletas de corrida, jovens, crianças e motociclistas. A pré-romaria dos motociclistas, inclusive, é a mais tradicional do calendário: ocorre há 40 anos.

O reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, disse que o momento é de renovar a fé em casa.

“É o momento de cada um de nós reforçar sua fé, interiorizar seus pedidos e agradecimentos e principalmente: cuidar da sua família e da saúde de todos. O Santuário segue com as portas fechadas, mas com as missas ocorrendo diariamente e com transmissão aberta pela internet para todo o público”, disse.

Com relação a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, prevista para os dias 23, 24 e 26 de maio ainda aguarda orientações da Diocese de Caxias do Sul e dos órgãos de Saúde para a decisão final. Há uma tendência de que seja virtual, de portas fechadas ao público, sem aglomerações.

O lema desta edição “Ó Maria, mãe compassiva, ajudai-nos a cuidar o dom da vida” ´é justamente um apelo para que Nossa Senhora interceda pela humanidade e ajude a todos a enfrentar este momento de tanta incerteza, dificuldade e angústia.

O Santuário permanecerá fechado, cumprindo a determinação do Bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, de 24 de março de 2020.