O Vaticano divulgou uma atualização de saúde do papa Francisco, na tarde desta terça-feira (18), informando que o pontífice tem “pneumonia bilateral”. O comunicado afirma que o pontífice “continua a apresentar um quadro complexo”.
A pneumonia bilateral afeta os dois pulmões e é considerada um pouco mais grave que a pneumonia comum. Isso acontece porque a capacidade respiratória fica mais comprometida, o que pode afetar outros órgãos e a própria consciência do paciente.
O Vaticano afirma que a infecção polimicrobiana que afeta o pontífice “é causada por bronquiectasias e bronquite asmatiforme”. Ele recebeu um tratamento com “corticosteroides antibióticos”.
Francisco foi hospitalizado para tratar uma bronquite que se desenvolveu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Em boletim na segunda-feira (17), médicos disseram que seu quadro clínico é complexo.
Segundo comunicado enviado pelo Vaticano, a tomografia torácica, no Santo Padre, mostrou o início de uma pneumonia bilateral que exigiu mais terapia medicamentosa. No entanto, o Papa Francisco está de bom humor. Ainda segundo a nota, o papa ficou “comovido com as numerosas mensagens de carinho” que recebeu, além de mensagens e desenhos com votos de melhoras de fiéis que também estão internados no hospital.
Durante a manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele é grato pela proximidade que sente neste momento e pede, com coração grato, que continuemos a rezar por ele, conclui o texto.
O papa deveria liderar vários eventos no fim de semana para o Ano Santo Católico de 2025, que vai até janeiro do ano que vem. É um momento especial de perdão para os católicos e o Vaticano espera que 32 milhões de turistas visitem Roma ao longo do ano, incluindo uma série de audiências especiais com Francisco. Por causa da internação, o Vaticano também informou que a audiência geral da próxima quarta-feira (19) foi cancelada.