CATOLICISMO

Missa abre jubileu dos 125 anos da Catedral Diocesana de Caxias do Sul

Ato foi celebrado por fiéis na noite deste domingo (13)

Missa abre jubileu dos 125 anos da Igreja Catedral de Caxias do Sul
Foto: Felipe Padilha/Divulgação

O jubileu dos 125 anos da Catedral Diocesana Santa Teresa, de Caxias do Sul, foi comemorado com uma missa na noite deste domingo (13). A eucaristia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, e concelebrada pelos padres Volnei Vanassi e Paulo Romani.

Antes do início da missa, um grupo de Antônio Prado encenou a chegada dos imigrantes italianos em 1875 e a escolha de Santa Teresa D’Ávila como padroeira do então vilarejo, em homenagem à imperatriz do Brasil, dona Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II.

Logo depois, com fotos no telão, o público acompanhou o histórico do início da comunidade católica no centro de Caxias: uma pequena capelinha, depois as reuniões nas casas, um espaço que acabou sendo consumido pelo fogo, a construção de uma igreja de madeira e o sonho do templo de alvenaria.

Iniciada em 1895, a construção foi concluída em 14 de outubro de 1899, quando foi inaugurada às vésperas da Festa de Santa Teresa. Em 1900, durante os festejos, aconteceu a dedicação do templo, com o então bispo do Rio Grande do Sul, Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. Em 1934, com a criação da Diocese de Caxias do Sul, a Igreja Matriz Santa Teresa foi elevada à Catedral Diocesana.

O pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi fez a leitura do decreto da Penitenciaria Apostólica da Santa Sé. O documento concede aos fiéis que visitarem a Catedral, participarem da Missa, realizarem a confissão e rezarem nas intenções do Santo Padre a indulgência plenária. O Ano Jubilar Paroquial se estende até 15 de outubro de 2025.

Foto: Felipe Padilha/Divulgação

Em sua homilia, Dom José destacou a importância da Paróquia Santa Teresa D’Ávila para a organização do município de Caxias do Sul e a missão, hoje, de acolher tantas pessoas dos quatro cantos da cidade.

Queremos louvar e agradecer a Deus por essa história de fé, que moldou a vida, o trabalho, as pessoas, as famílias e a comunidade caxiense, desde a chegada dos pioneiros, no final do século XIX. Uma história de fé e vida marcada por alegrias, conquistas e provações que foram celebradas neste espaço sagrado. A construção desta igreja, no coração desta cidade, está ligada à história de fé dos antepassados, podemos perceber que a vida de fé lhes deu forças. Eram pessoas simples que souberam expressar gratidão até na escolha da padroeira do pequeno vilarejo“, salientou.

Antes da bênção final, num gesto de gratidão ao trabalho de tantas pessoas que construíram e constroem hoje a história da Paróquia Santa Teresa D’Ávila, a partir de um paralelo entre os escritos de Teresa no Castelo Interior, representantes das pastorais, serviços e grupos levaram ao presbitério pedras e as dispuseram como uma parede.

Programação segue até a terça-feira (15)

Na terça-feira (15), das 10h às 16h ocorrerá a bênção dos padres junto à escadaria da Catedral. Podem ser doados alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e remédios para a Casa Madre Teresa.

Às 19h será celebrada a Missa do dia da Padroeira, com a participação da Pastoral da Educação da Diocese de Caxias do Sul, com a homenagem e bênção aos professores.