Um grupo de sete pessoas das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves representou a Serra Gaúcha no encontro mundial da juventude católica, na celebração do Ano Santo dos 2025 anos da encarnação do Verbo. Outras três pessoas: uma de Erechim (RS), uma da Diocese de Jacarezinho, no Paraná e outra de Patos de Minas (MG), se juntaram a essa delegação.
Os jovens receberam o envio no dia 25 de julho no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. Eles viajaram no final do mês para o encontro com o Papa Leão XIV. A programação teve início na terça-feira (29), na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ao longo da semana, eles participaram de ações culturais na cidade de Roma. Na sexta-feira (1º), junto ao Circo Massimo, vivenciaram o dia da misericórdia com centenas de padres à disposição para o sacramento da Reconciliação.
O ponto alto da programação e também conclusão do Jubileu dos Jovens foi a peregrinação ao parque da Universidade de Tor Vergata. Mais de 1 milhão de pessoas participaram das atividades do Jubileu 2025 no mesmo local em que São João Paulo II, no ano 2000, celebrou a Jornada Mundial da Juventude no Jubileu.
“O tema do Jubileu é a esperança, então estar aqui traz muita esperança, principalmente para o mundo, porque estamos precisando. Sinto que o Papa fala muito de paz. Então, a gente tem a esperança na paz do mundo”, assim a jovem Caroline Spigolon, 28 anos, da equipe do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul resume a experiência de participar do Jubileu dos Jovens, em Roma.
Na noite do sábado (2), o Papa Leão XIV presidiu a Vigília. Ele respondeu perguntas da juventude sobre as amizades, as escolhas e o seguimento de Jesus. Em seguida, concluiu com a bênção com o Santíssimo Sacramento. Organizados com sacos de dormir e colchonetes, os grupos passaram a noite em Tor Vergata.
Acompanhando o grupo da Diocese de Caxias do Sul, Luís Antônio Fagundes, da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, resume a beleza da vivência do Jubileu dos Jovens.
“Eu acredito que a resposta ao amor de Deus está aqui demonstrada. É uma humanidade, é uma juventude que é a semente do amanhã e mostra que a humanidade precisa cada vez mais de Deus para transformar as nossas mentes e os nossos corações e, consequentemente, fazer uma nova sociedade”.
A Missa, na manhã do domingo (3), marcou o envio dos jovens para seus países. Da mesma forma que fez na terça-feira, na Praça de São Pedro, e no sábado, no início da Vigília, o Papa Leão XIV também passou entre os jovens. Ele saudou as delegações de todo o mundo. Mais de 6 mil brasileiros foram registrados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em sua homilia, o Papa Leão XIV apontou a necessidade de buscar as coisas do alto. Ele falou sobre construir uma vida com relações sólidas, e na esperança que não decepciona.
“Há uma solicitação importante no nosso coração, uma necessidade de verdade que não podemos ignorar, que nos leva a perguntar: o que é realmente a felicidade? Qual é o verdadeiro sabor da vida? O que nos liberta dos pântanos do absurdo, do tédio, da mediocridade?”. E seguiu o Pontífice: “Queridos jovens, a nossa esperança é Jesus”.
A jovem Regina Dias Schmidt, da Paróquia Sagado Coração de Jesus, de Farroupilha, fala sobre esta responsabilidade. Ela fala sobre ser multiplicadora deste encontro na Diocese de Caxias do Sul.
“É uma grande responsabilidade, porque a gente sabe que muitos sonham em estar aqui e nós trazemos o nome da Diocese para cá. Então é uma grande responsabilidade viver esse momento para transmitir depois”.
No final da Missa, durante a oração dominical do Angelus, o Papa Leão XIV lançou a data e o tema Jornada Mundial da Juventude 2027. Esta jornada foi anunciada pelo Papa Francisco na conclusão da JMJ 2023, em Lisboa. Os jovens de todo o mundo se reunirão com o Sucessor de Pedro para celebrar a Jornada Mundial da Juventude em Seul, na Coreia, de 03 a 08 de agosto de 2027. O tema será «Tende coragem: eu venci o mundo!» (Jo 16, 33).
Outros membros das paróquias da Diocese de Caxias do Sul estiveram em Roma ao longo dos últimos dias
A Diocese de Caxias do Sul também teve a presença de outras pessoas que participaram de atividades conjuntas ao Jubileu dos Peregrinos da Esperança, em Roma. O jornalista Leandro Ávila, do Santuário de Caravaggio, esteve na capital da Itália. Ele esteve lá para a premiação do Catholic Music Awards, o primeiro prêmio mundial da música católica. Ele foi indicado com o álbum “Meu Descanso”, com canções de espiritualidade para adoração, como finalista em duas categorias.
O técnico de som Tiago Cassol Schvarstzhaupt, da empresa Acustic Works, atuou em alguns eventos do Jubileu dos Jovens. Ele atuou na técnica da banda Missionário Shalom. Já o jornalista Felipe Padilha, da agência RUAH Comunicação, responsável pela assessoria de comunicação da Diocese, participou do Jubileu dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos, o primeiro na história da Igreja.