VOCAÇÃO RELIGIOSA

Eduardo Cantelli é ordenado diácono no Santuário de Santo Antônio, em Bento Gonçalves

Aos 26 anos, jovem natural dos Caminhos de Pedra avança na caminhada rumo ao sacerdócio em celebração realizada neste sábado (26)

Eduardo Cantelli é ordenado diácono no Santuário de Santo Antônio, em Bento Gonçalves
Fotos: Patrick Alessi/Grupo RSCOM

A manhã deste sábado, 26 de abril, foi marcada por um momento especial no Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves. O seminarista Eduardo Cantelli, de 26 anos, recebeu o sacramento da Ordem no grau do diaconado, etapa anterior à ordenação sacerdotal. A cerimônia teve início às 10h, no mesmo local onde seus pais se casaram e onde ele foi batizado.

A celebração foi presidida por Dom José Gislon, bispo diocesano de Caxias do Sul. Para sua ordenação, Cantelli escolheu como lema a passagem dos “Discípulos de Emaús”, do capítulo 24 do Evangelho de Lucas: “Reconheceram-no ao partir o pão” (cf. Lc 24,35), frase que guiará sua missão no serviço diaconal.

Eduardo Cantelli é ordenado diácono no Santuário de Santo Antônio, em Bento Gonçalves

Vocação

Natural da comunidade São Pedro dos Caminhos de Pedra, Eduardo Cantelli iniciou sua trajetória vocacional em 2014, ao ingressar no Grupo Vocacional de Bento Gonçalves. Desde então, trilhou anos de formação acadêmica, discernimento e prática pastoral.

Em entrevista ao programa Rádio Repórter, da Rádio Bento AM 1070 e Rádio Serrana FM 98.1, o jovem comentou sobre sua caminhada no seminário:

“São oito anos de formação, duas faculdades, muitas exigências… Mas quando a gente chega nesse momento, vê que tudo valeu a pena. É um processo exigente, mas possível e muito gratificante”, afirmou.

Cantelli também relembrou os primeiros sinais de sua vocação:

“Eu era coroinha, participava das celebrações, da catequese… Na infância, até brincava de rezar missa. Em 2014, comecei no grupo vocacional e, com os encontros quinzenais, tudo foi tomando forma. Em 2017 entrei no seminário e sigo nessa caminhada até hoje.”

Com a ordenação diaconal, Eduardo Cantelli dá um passo decisivo em direção ao ministério presbiteral, cuja celebração está prevista para os próximos meses.