ORDENAÇÃO

Aos 26 anos, Eduardo Cantelli será ordenado diácono em Bento Gonçalves

Jovem dá mais um passo rumo ao sacerdócio com celebração marcada para 26 de abril, no Santuário Santo Antônio, onde foi batizado

Repórter Patrick Alessi, seminarista Eduardo Cantelli e radialista Silvio Casagrande. (Foto: Felipe Padilha/Especial)
Repórter Patrick Alessi, seminarista Eduardo Cantelli e radialista Silvio Casagrande. (Foto: Felipe Padilha/Especial)

A trajetória vocacional de Eduardo Cantelli, natural de Bento Gonçalves, ganha um novo capítulo no dia 26 de abril. Aos 26 anos, o seminarista será ordenado diácono — etapa anterior ao sacerdócio — durante cerimônia às 10h do sábado no Santuário Diocesano de Santo Antônio, local que marca sua história pessoal e religiosa: foi ali que seus pais se casaram e onde ele recebeu o batismo.

A celebração será conduzida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Cantelli escolheu como lema de ordenação a passagem bíblica dos Discípulos de Emaús: “Reconheceram-no ao partir o pão” (Lc 24,35), símbolo do compromisso com o serviço e a fé.

Nascido em novembro de 1998, na comunidade São Pedro dos Caminhos de Pedra, Cantelli iniciou sua caminhada vocacional em 2014, ao ingressar no Grupo Vocacional de Bento Gonçalves. A partir daí, percorreu um longo percurso de formação, discernimento e prática pastoral.

Em 2017, ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, onde cursou o Propedêutico e, depois, a faculdade de Filosofia. De 2021 a 2024, morou no Seminário Maior São João Batista, em Viamão, enquanto cursava Teologia na PUCRS, em Porto Alegre.

Ao longo dos anos, participou de diversas atividades pastorais, como a Pastoral da Saúde no Hospital Pompéia, a atuação no Santuário de Caravaggio e o acompanhamento de comunidades em Caxias do Sul e Farroupilha. Em 2023, realizou estágio missionário na Amazônia, passando pela Arquidiocese de Manaus e pela Diocese de São Gabriel da Cachoeira.

Etapa vocacional

Neste ano de 2025, em sua etapa de síntese vocacional, o futuro diácono atua na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.

Durante entrevista ao programa Rádio Repórter, da Rádio Bento AM 1070 e Rádio Serrana FM 98.1, Cantelli falou sobre os desafios e alegrias da vida no seminário.

“São oito anos de formação, duas faculdades, muitas exigências… Mas quando a gente chega nesse momento, vê que tudo valeu a pena. É um processo exigente, mas possível e muito gratificante”, comentou.

Ministério Presbiteral

Sobre a vocação, ele relembrou os primeiros sinais ainda na infância:

“Nasceu na comunidade. Eu era coroinha, participava das celebrações, da catequese… Na infância, até brincava de rezar missa. Em 2014, comecei no grupo vocacional e, com os encontros quinzenais, tudo foi tomando forma. Em 2017 entrei no seminário e sigo nessa caminhada até hoje.”

Com a ordenação diaconal, Cantelli dá um passo decisivo em direção ao ministério presbiteral, previsto para os próximos meses.