CARDEAL AMERICANO

Agora Papa Leão XIV, Robert Prevost cancelou viagem ao Brasil devido ao conclave

Robert Francis Prevost participaria da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

 Prevost estava confirmado para pregar o retiro da assembleia, que seria realizado entre os dias 30 de abril e 9 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. (Yara Nardi/Reuters)
Prevost estava confirmado para pregar o retiro da assembleia, que seria realizado entre os dias 30 de abril e 9 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. (Yara Nardi/Reuters)

O cardeal americano Robert Francis Prevost, eleito novo papa nesta quinta-feira (08), tinha viagem marcada ao Brasil no fim de abril, quando participaria da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento foi cancelado, justamente, por conta da realização do conclave, após a morte de Jorge Mario Bergoglio.

Após o falecimento do papa Francisco, porém, o Conselho Permanente da CNBB decidiu suspender a 62ª Assembleia Geral. Agora, ela vai acontecer de 15 a 24 de abril de 2026. Não se sabe se o Papa Leão XIV estará presente.

“Gostaria de destacar que o então cardeal Prevost já estava com as passagens compradas, porque estaria aqui na semana passada, na nossa Assembleia Geral, para pregar o retiro a todos os bispos do Brasil. Quando nós o convidamos, ele imediatamente aceitou. Então o Brasil ganha, o mundo ganha. O sucesso de Pedro merece todo o nosso apoio, todas as nossas orações e todas as nossas unidades”, afirmou Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB.

Segundo a CNBB, Prevost estava confirmado para pregar o retiro da assembleia, que seria realizado entre os dias 30 de abril e 9 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Essa seria a terceira visita de Prevost ao Brasil – ele já esteve no país em 2012 e 2013, como Padre Geral dos Agostinianos.

“Todo ano temos uma assembleia. Esse ano aconteceria a 62ª Assembleia dos Bispos do Brasil, uma assembleia ordinária. Normalmente nós temos um retiro espiritual durante os 10 dias, em que os bispos ficam reunidos em Aparecida. Todo não se escolhe um pregador para esse retiro. E este ano, em fevereiro, ao visitar o então cardeal Prevost, que era o prefeito do Dicastério para os Bispos, a presidência (da CNBB) fez o convite e ele aceitou de muito grado”, explicou Dom Ricardo Hoepers.