Comportamento

Qual é o papel dos livros na infância? Saiba como inserir a leitura na vida das crianças

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro.

O livro é uma ferramenta muito poderosa no âmbito da educação, sendo muito importante para o desenvolvimento humano. O hábito da leitura ajuda na aprendizagem, melhora a escrita e a forma de formular e organizar linhas de raciocínio.

Mas se engana quem pensa que os livros são importantes apenas a partir da pré-adolescência. Na infância, todos os estímulos que a criança recebe contribuem para o seu desenvolvimento como indivíduo.

LEIA MAIS

Doação de livros: entenda a importância do reaproveitamento e saiba como doar

Para falar um pouco mais sobre esse tema, a equipe do Portal Leouve conversou com a pediatra Dra. Renata Bainy, que explicou um pouco mais sobre os benefícios da leitura para a criança.

“A leitura desenvolve a criatividade e imaginação, amplia o vocabulário e desenvolve a linguagem oral, melhora a memória, atenção e concentração, pode ajudar a melhorar problemas como agressividade, ajuda a criança a adquirir empatia e ainda fortalece o vínculo afetivo com familiares e cuidadores que leem junto com ela”, relata.

A especialista ainda selecionou o tipo de livro recomendado para cada faixa etária. Confira:

De 0 a 5 meses:
Escolha livros com figuras e procure imitar os sons para o bebê.

De 6 meses a 1 ano
Converse e faça perguntas sobre as ilustrações. “Olha o gatinho!”, “Como faz o gatinho? Faz mi-au”.

De 1 a 2 anos
Use vozes diferentes para representar os personagens que aparecem nos diálogos. Incentive a criança a imitar o som de animais.

De 2 a 4 anos
Leia a história, mas incentive que a criança conte a história da sua própria maneira também. Fale sobre os sentimentos dos personagens.

De 4 a 6 anos
Além de ler a história, procure responder todas as perguntas e os comentários da criança.

“Independente da idade, deixe que a criança interaja e manuseie o livro para despertar o seu interesse”, ressalta Bainy. “Na hora de escolher um bom livro veja quem é o autor, o ilustrador, a editora e a faixa etária recomendada”, conclui.

Também é importante prestar atenção na reação da criança durante a leitura para que se escolha livros que sejam do gosto dela e assim tornar esse momento de leitura ainda mais especial e divertido.