De acordo com a Brigada Militar, o primeiro Desfile Cênico da Festa da Uva 2019 levou cerca de 15 mil expectadores até a Praça Dante Aliguieri, na noite desta terça-feira (26). Marcado para iniciar às 20h30min, o corso alegórico iniciou com 15 minutos de atraso, entretanto, para o público que preferiu se posicionar em frente à Catedral houve a impressão de um atraso ainda maior, em função da demora da coreografia de abertura do desfile para percorrer as oito quadras entre as Ruas Treze de Maio e Dr Montaury.
Com o tema “Viva una Bela Giornada” cerca de 1,2 mil figurantes levantaram o público que acompanhou o corso desta noite. O evento encantou a todos com o novo formato, que apostou na coreografia, linguagem teatral e na sonorização, sob a direção artística do coreógrafo Matheus Brusa.
Com duração de 1h45min o desfile retratou em alas desde o período anterior ao ano de 1875, resgatando as tradições gaúchas, passando pela chegada dos primeiros imigrantes italianos a Caxias do Sul até o ano de 1910. Uma das alas apresentou um parreiral representando o início da plantação da vindima. O público pode acompanhar a colheita da uva e saborear a fruta que foi distribuída na Rua Sinimbu.
Os demais carros alegóricos mostraram aos expectadores o Trem, essencial para o desenvolvimento da cidade, a gastronomia que ilustrou os pratos típicos da cultura italiana. A religiosidade também foi representada com a tradicional capela, presente nas comunidades do interior do município, e nos trajes dos figurantes.
Indústria também foi tema na apresentação de diversos estilos de danças urbanas, ao som de uma orquestra percussiva inspiradas em elementos da indústria. A miscigenação foi lembrada com o desfile de imigrantes de diversos países, que fazem de Caxias o que ela é, um município de diversas culturas e raízes.
O último carro alegórico trouxe o Vagão Imperial com a presença da Rainha da Festa da Uva 2019, Maiara Perottoni, e princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer e das embaixatrizes, que encerraram a noite do primeiro desfile da Festa da Uva de 2019.
Esta semana, no parque, os corsos devem ocorrer na quarta e na quinta-feira, 27 e 28 de fevereiro, às 20h30min, sempre em caso de tempo bom. Na próxima semana, os corsos na Alameda ocorrem nos dias 5, 6 e 7 de março, também às 20h30min. E o segundo e último desfile está marcado para o domingo, 10 de março, na Rua Sinimbu, às 17 horas.