Após o Conselho Municipal de Saúde rejeitar a proposta de gestão compartilhada do serviço de urgência e emergência, a Prefeitura de Caxias do Sul anunciou que vai revogar o edital de seleção da entidade para operacionalização do Postão 24 Horas. A decisão foi tomada em reunião nesta sexta-feira, dia 22.
Decisão foi tomada após conselho de saúde votar contra a medida. Foto: Mauro TeixeiraCom isso, o programa “UBS+” ficará inviabilizado, já que a ampliação dos serviços da atenção básica dependia do novo modelo de gestão do PA. “Entendemos que houve uma derrota da maioria da população que sabe a importância do atendimento prestado pelas UBS’s no conjunto do sistema de saúde pública. Seguiremos com a nossa diretriz de fortalecimento da atenção básica porque acreditamos que essa é a solução para muitos problemas da área. Avaliaremos com o nosso corpo técnico como isso poderá ser feito a partir de agora”, argumenta a secretária municipal da Saúde, Deysi Piovesan.
O atendimento no PA 24 Horas seguirá sendo prestado normalmente à população.
Programa UBS+
Um levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontou deficit de dezenas de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. O “UBS+” pretendia focar os atendimentos de saúde nas necessidades e características de cada região de Caxias do Sul.
Hoje, cerca de 70% dos usuários que poderiam ser atendidos nas UBS’s, com casos de baixa complexidade, acabam procurando os serviços de urgência e emergência prestados pelo Pronto Atendimento 24 horas, pela Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA) e pelos hospitais Pompéia e Geral.
Por isso, para consolidar a atenção básica, os 265 profissionais do Pronto Atendimento 24 horas seriam realocados para reforçar as equipes das 48 Unidades Básicas de Saúde do Município. O atendimento seria multidisciplinar com médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, e com a coleta de exames no local. Já o atendimento no PA 24 Horas seria prestado por uma organização social sem fins lucrativos.