COZINHA COMUNITÁRIA

Caxias do Sul é selecionada para programa que amplia oferta de alimentação a famílias em vulnerabilidade

Caxias do Sul está entre as cidades contempladas e integrará a modalidade de Cozinhas Comunitárias para “refeições servidas em viandas térmicas plásticas retornáveis”.

Caxias do Sul é selecionada para programa que amplia oferta de alimentação a famílias em vulnerabilidade

Caxias do Sul - O governo do Estado divulgou, nesta terça-feira (14), a lista preliminar de municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG), iniciativa que vai implantar cozinhas comunitárias e apoiar o custeio de refeições destinadas à população em situação de vulnerabilidade social. Caxias do Sul está entre as cidades contempladas e integrará a modalidade “refeições servidas em viandas térmicas plásticas retornáveis”.

No total, 52 municípios gaúchos foram selecionados. Desses, 35 vão implantar cozinhas comunitárias sem espaço de refeitório, modelo no qual se enquadra Caxias, e 17 contarão com refeitórios com buffet frio e quente.

Entre os municípios que também vão oferecer refeições em viandas estão Alegrete, Cachoeirinha, Canoas, Capão Bonito do Sul, Constantina, Dom Pedro de Alcântara, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Ijuí, Itaqui, Jaguarão, Maçambará, Nova Santa Rita, Osório, Palmeira das Missões, Santa Maria, Santiago, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Tramandaí, entre outros.

Já na modalidade com refeitório, foram selecionadas Porto Alegre, Bagé, Guaíba, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Borja, Santana do Livramento, Taquari, Viamão, além de outros municípios do Interior.

O edital do programa foi lançado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para manifestar interesse. O resultado final será divulgado em 20 de outubro, conforme o cronograma estadual.

Ações e Impacto do Programa Prato Gaúcho

O Prato Gaúcho marca a primeira ação do governo estadual com aporte específico para o custeio da alimentação ofertada, além do repasse para a implantação de cozinhas comunitárias. A proposta garante um número mínimo diário de refeições durante o período de execução do convênio, ampliando o atendimento às famílias atingidas pelas chuvas intensas de abril e maio de 2024.

A iniciativa integra o Plano Rio Grande, programa liderado pelo governador Eduardo Leite, que busca proteger a população, reconstruir o Estado e fortalecer a rede de assistência social, com foco em tornar o Rio Grande do Sul mais resiliente e preparado para o futuro.