AÇÃO SOCIAL

Apenados constroem casinhas para animais de rua em projeto social de Caxias do Sul

Além do impacto positivo para os animais, a ação também representa uma oportunidade concreta de participação social e desenvolvimento de habilidades para os apenados, dentro da proposta de ressocialização

(Divulgação)
(Divulgação)

Caxias do Sul - Apenados do Presídio Estadual de Caxias do Sul, na localidade do Apanhador, estão transformando a realidade de animais em situação de rua por meio da construção de casinhas comunitárias. A iniciativa, que une reinserção social e bem-estar animal, é resultado de uma parceria entre a Polícia Penal, o Departamento de Proteção Animal (DPA), empresas locais e a Secretaria Municipal de Habitação.

As casinhas foram produzidas pelos internos com materiais doados pela empresa Agrale, tintas fornecidas pela Profissional Tintas e transporte solidário garantido pela Secretaria de Habitação. A entrega foi realizada pelo DPA em pontos estratégicos da cidade, onde vivem cães e gatos desabrigados. O projeto contou com o apoio da Polícia Penal e do delegado regional Éder Schilling, que participou das entregas ao lado das equipes envolvidas.

Iniciativa e Impacto Social

A vereadora Andressa Mallmann (PDT), que acompanha a causa animal e compartilhou a ação em suas redes sociais nesta segunda-feira (6), destacou a importância da iniciativa.

“Cada casinha representa dignidade, cuidado e amor, tanto com os animais quanto com os internos que participaram da construção. É uma ação que transforma vidas”, afirmou.

Além do impacto positivo para os animais, a ação também representa uma oportunidade concreta de participação social e desenvolvimento de habilidades para os apenados, dentro da proposta de ressocialização. De acordo com os envolvidos no projeto, novas casinhas estão em produção e devem ser entregues em breve.