Caxias do Sul

Vereadores solicitam auxílio do Governo para motoristas de vans escolares de Caxias do Sul

Parlamentares caxienses aprovaram moção de apoio por unanimidade nesta quinta-feira (14)

(foto: maicon rech/rscom)
(foto: maicon rech/rscom)

Os vereadores de Caxias do Sul aprovaram por unanimidade, nesta quinta-feira (14), uma moção de apoio à implementação de políticas públicas para empresas e transportadores de vans escolares nesta fase de pandemia do novo Coronavírus.

No texto, os autores do documento pedem alternativas para auxiliar os transportadores, que também estariam enfrentando dificuldades para obter o auxílio emergencial do governo federal. Também foi salientado que as aulas presenciais nas redes particular e pública estão suspensas desde 19 de março e não há previsão de retorno. Outro fator que agrava a crise do setor é a dificuldade em conseguir o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal.

“Em síntese, é imprescindível o labor dos transportadores de vans escolares para o funcionamento regular da rede de educação, uma vez que prestam serviço de grande relevância social e que, considerando que o setor será certamente um dos últimos a retomarem a normalidade, caso não recebam socorro, corre-se o real risco de desmonte desta importante categoria. Nesse sentido, requer-se que os governos implementem políticas públicas favoráveis aos transportadores de vans escolares – em especial o governo estadual –, que, através dos bancos públicos, podem e devem criar linhas de crédito com carência e juros baixos, visando, para além de socorrer o setor, também resguardar e preservar essa importante estrutura que atende a rede de educação”, defendem os autores da moção.

O texto, apreciado em regime de urgência, partiu do vereador Rodrigo Beltrão/PSB e foi também subscrito pelos parlamentares Alberto Meneguzzi (PSB), Alceu Thomé (PTB), Edi Carlos Pereira de Souza (PSB), Edson da Rosa (PP), Felipe Gremelmaier (MDB), Paulo Périco (MDB), Renato Oliveira (PCdoB) e Wagner Petrini (PSB).

Com a aprovação do documento, cópia será remetida ao governo do Rio Grande do Sul, à prefeitura de Caxias do Sul e aos deputados estaduais da Serra.