Caxias do Sul

Vereadores restabelecem passe livre para avaliadores de Amobs em Caxias do Sul

Vereadores restabelecem passe livre para avaliadores de Amobs em Caxias do Sul Vereadores restabelecem passe livre para avaliadores de Amobs em Caxias do Sul Vereadores restabelecem passe livre para avaliadores de Amobs em Caxias do Sul Vereadores restabelecem passe livre para avaliadores de Amobs em Caxias do Sul
(Foto: Vania Espeiorin)
(Foto: Vania Espeiorin)

O passe livre a um avaliador popular por Associação de Bairro (Amob) no sistema de transporte coletivo urbano foi garantido por meio da aprovação da maioria dos vereadores (18 a 2) ao projeto de decreto legislativo 21/2017. A votação ocorreu na sessão ordinária desta terça-feira, dia 14.

De autoria da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, presidida pelo vereador Elói Frizzo (PSB), a matéria está sustando o artigo 7º (caput e parágrafos 1º ao 3º) e o 8º do decreto 19.045, de 17 de agosto de 2017, despachado pelo prefeito Daniel Guerra.

(Foto: Vania Espeiorin)

Por meio daquele decreto, Guerra resolveu limitar o número de cartões de acesso gratuito a 120 representantes de Amobs, mediante procedimento de escolha e listagem da União das Associações de Bairros (UAB). Estabeleceu, ainda, que o cartão de cada avaliador popular ficasse limitado a dez passagens mensais. Conforme a UAB, existem cerca de 220 Amobs em Caxias do Sul.

A Comissão de Desenvolvimento esclareceu ter sido procurada pela UAB. Diante disso, o grupo parlamentar ponderou que o ato de Guerra foi indevido e em contrariedade à lei complementar 107/2000 e à lei 7.082/2009. Consta do artigo 5º, inciso XXIII, da última legislação que o limite para a entrega de passagens gratuitas para os avaliadores do serviço é o número de AMOB com registro na UAB. Ou seja, trata-se de ficar em mais de 200 passes livres.

Também fazem parte da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os vereadores Ana Corso (PT), Arlindo Bandeira (PP), Edson da Rosa (PMDB) e Gustavo Toigo (PDT). No debate de hoje, o vereador Rafael Bueno (PDT) garantiu que o passe livre aos avaliadores populares não gera impacto financeiro no custo final do transporte coletivo.