Política

Vereadores de Bento Gonçalves aprovam venda de terrenos da Prefeitura

Projeto de autoria do Executivo foi debatido e teve pedido de vistas recusado

Vereadores de Bento Gonçalves aprovam venda de terrenos da Prefeitura

Os projetos em votação na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves na tarde de ontem foram aprovados, mas não sem discussão. Pelo menos no caso de um deles , que previa a desafetação para possível alienação de terrenos da municipalidade que acabou aprovado com quatro votos contrários.

O projeto 89, de autoria do executivo municipal, possibilita que a Prefeitura  a desafetação para futura venda de 15 lotes de sua propriedade. O projeto inclusive acabou atrasando o início da sessão em 15 minutos, o que é inusual. Isto porque o secretário de Governo, Henrique Nuncio expôs motivos para o projeto a alguns vereadores na sala da presidência. O vereador do MDB Agostinho Petrolli chegou a pedir vistas para melhor analisar os terrenos em questão, mas teve seu pedido rejeitado. O próprio vereador governista, Tiago Fabris foi favorável às vistas, entendendo que era possível dar tempo para mais explicações. O pedido não passou porque o voto de minerva do Presidente foi a favor da votação. Ele justificaria sua posição porque o projeto de lei tramitava a mais de 30 dias na Casa.

Dos 15 terrenos constantes do projeto, sete constam como “área verde”, embora nenhum deles seja área de proteção permanente. Mesmo assim havia discordância da Associação Ativista Ecológica, AAECO que chegou a levar faixa em protesto ao plenário. A entidade considera antidemocrática a atitude do prefeito Diogo Soqueira, conforme salientou em nota: ”

“Infelizmente a atitude nada democrática do Prefeito em enviar ao legislativo o Projeto 89/2022 passou e irão vender 7 áreas verdes das 15 entre institucionais e de recreação.
Salientamos que o Projeto não passou pelo Conselho de Meio Ambiente, e a população em geral nem sabe dessas desafetações que serão consequentemente postas á venda. A AAECO tentou de todas as formas enviando ofício ao Prefeito e vereadores pedindo que pelo menos as verdes fossem ”poupadas”.
Agradecemos os vereadores que votaram contra e ainda estaremos esperando um mandato judicial que foi enviado a promotoria estadual para ver o desfecho dessa ação que poderá culminar na anulação da votação.
Obrigado aos que ainda acreditam num mundo melhor e mais verde, os que votam pelo cinza, terão em suas consciência mais uma ”história” para contar a seus filhos e os filhos dessa terra.”

A legislação prevê que recursos obtidos pela municipalidade com a venda de terrenos só possa ser utilizada para a aquisição ou construção de imóveis ou ainda para cobrir déficits do fundo de aposentadoria dos municipários.

Quem também ajudou a preencher cadeiras na sessão foram atletas das categorias de base do Esportivo. Juntamente com dirigentes e com o treinador Carlos Moraes eles assistiram à votação unânime de uma moção de aplauso proposta pelo vereador David Da Rold Sanguitão pelo título de campeão da divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho de 2022.

David lembrou que só nasceu em Bento Gonçalves porque o seu pai veio jogar no Esportivo e acabou conhecendo a mãe do hoje vereador.