Diversos projetos foram votados e aprovados por unanimidade na sessão ordinária da Câmara de Vereadores na tarde de segunda-feira,12. A maioria para sanar erros em versões anteriores de projetos remetidos pelo poder Executivo e todos de caráter administrativo.
Mas com o PLO 149 foi um pouco diferente. Ele trata da isenção de IPTU para imóveis comprovados como área de preservação ambiental.
O projeto teve por base um anteprojeto apresentado pelo vereador Anderson Zanella e se aplica a áreas urbanas, sem edificação, que comprovadamente sejam Áreas de Preservação Permanente, Áreas de Preservação, Áreas de Preservação Florestal e Área de Compensação Ambiental. A isenção poderá ser parcial ou total e deverá preencher os demais requisitos do presente projeto de Lei. A solicitação e apresentação dos documentos deverá ser realizada junto à Secretaria de Finanças, e as avaliações técnicas e pareceres pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A justificativa é que estas áreas precisam ser preservadas, sem sofrer intervenções humanas, isto é, não é possível utilizar ou explorar recursos daí advindos.
O projeto acabou aprovado, mas teve o voto contrário do vereador Rafael Fantin. Ele entende que áreas de preservação permanente não necessitariam de tal lei e que nos demais casos a Prefeitura estaria abrindo mão de recursos sem explicar como seriam compensados. Entende ainda que faltou orientação Técnico Jurídica da assessoria jurídica da casa.
EXTRAORDINÁRIA
Para a quarta-feira está prevista a realização de uma sessão extraordinária a fim de que os vereadores possam apreciar e votar uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município. A mudança em pauta prevê a reformulação das regras de aposentadoria elegíveis pelos servidores municipais titulares de cargo efetivo e de pensão por morte de seus dependentes, considerando como premissa a adoção, apenas para futuros ingressantes no serviço público municipal, de regras assemelhadas às aplicadas aos servidores federais e estabelecidas em Emenda Constitucional n° 103/2019. Não haverá alteração em relação às regras de aposentadoria hoje garantidas aos atuais servidores.
Por imposição de prazos legais para esta aprovação há mudanças no cronograma de sessões antes do final de ano:
– Dia 14, quarta-feira: às 17h30min; Sessão Extraordinária para votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELO) nº 1/2022; às19h sessão solene em homenagem a empresária Maristela Longhi:
– Dia 19, segunda-feira, às 15h: Sessão Ordinária (normal)
– Dia 26, segunda-feira não haverá sessão que foi transferida para
– Dia 28, quarta-feira às 9h30, sessão ordinária