LEGISLATIVO

Vereadores aprovam LOA 2025 em Bento Gonçalves

Primeira sessão do ano, em caráter extraordinário teve estreia de vereadores e debate com votos divergentes

vereadores
Com três votos contrarios, projeto do Orçamento foi aprovado | Gerson Lenhard/RSCOM

Os vereadores de Bento Gonçalves fizeram a primeira sessão da nova legislatura. Em caráter extraordinário, a sessão teve a votação de dois projetos de interesse do Poder Executivo, ambas aprovadas, porém, não sem discussão.

Sob a presidência do vereador Andeson Zanella (Progressistas), os projetos debatidos envolvem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) para o ano de 2025 e uma proposta de cedência de funcionário à cidade vizinha de Santa Tereza.

O primeiro projeto em pauta foi a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), para o exercício de 2025 (Projeto de Lei nº 77/2024), um dos principais instrumentos da gestão fiscal municipal, que estabelece as metas e prioridades da administração pública, além das orientações para a elaboração do orçamento do próximo ano. A proposta orçamentária do Município é de R$ 878.555.902,64 entre receitas e despesas para o exercício corrente.

Aprovada com três votos contrários, a proposta causou polêmica. O vereador emedebista Moisés Scussel liderou a corrente contrária à aprovação alegando que este projeto deveria ter sido aprovado ainda no ano passado. Ele lembrou que não pode apreciar e nem contribuir com emendas pois a votação veio com atraso ao plenário. Ele foi acompanhado pelos vereadores Alcindo Gabrielli (MDB) e Sidi Postal (PL). Volmar Giordani (Republicanos) votou a favor, mas pediu transparência e tempo para estudar os projetos a serem postos em votação.

A maioria dos vereadores se manisfestou, mas coube ao presidente da comissão de orçamento da Legislatura passada, Edson Biasi (Progressistas) e ao próprio presidente Zanella, explicarem que, de fato, o projeto subiu com três dias de atraso, mas haveria tempo hábil para votação, porém o preidente da época Rafael Pasqualotto, optou por não levar a questão ao voto.


Cedência de funcionário a Santa Tereza aprovada

O segundo projeto discutido foi a proposta de cedência de uma funcionária do município de Bento Gonçalves para o município vizinho de Santa Tereza (Projeto de Lei 84/2024).. O projeto visa a cessão temporária da servidora Cristiane Ferrari Rizzi, sem ônus para Bento Gonçalves, e tem como objetivo a colaboração entre os municípios vizinhos, fortalecendo a cooperação mútua no setor público. Ela será a Secretária de Educação do vizinho município.

Próximos passos: novos projetos em análise

Após a realização da primeira sessão extraordinária, os vereadores de Bento Gonçalves já se preparam para mais uma reunião extraordinária, que ocorrerá na próxima semana. De acordo com o presidente do Poder Legislativo, na pauta desta sessão, estarão projetos de lei relacionados à contratação de pessoal para as áreas da Educação e da Saúde. Esses projetos são aguardados com grande expectativa, dado a relevância da educação e saúde pública para a qualidade de vida dos munícipes.