DEMANDA

Vereadoras entregam indicação para criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres em Caxias do Sul

Uma secretaria específica poderá garantir mais estrutura, recursos e atenção a essas demandas

Vereadoras entregam indicação para criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em Caxias do Sul. Foto: Reprodução Freepik.
Vereadoras entregam indicação para criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em Caxias do Sul. Foto: Reprodução Freepik.

A criação de uma Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em Caxias do Sul parte das vereadoras Rose Frigeri (PT), Estela Balardin (PT) e Andressa Marques (PCdoB) a partir da necessidade já observada pelas parlamentares, mas também dos apontamentos feitos na 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada em 12 de julho, em Caxias.

As vereadoras entregaram ao prefeito a indicação formal na segunda-feira (28).
Foto: Rafaela Manchini/Divulgação.

Assim, o grupo, que acredita que uma secretaria específica poderá garantir mais estrutura, recursos e atenção a essas demandas, entregou ao prefeito Adiló Didomênico, em nome da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara, uma indicação formal solicitando a criação da pasta, conforme explica Rose Frigeri.

Segundo ela, a indicação foi bem recebida, já que é de conhecimento de todos que há inúmeras demandas no município para serem tratadas apenas pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social. 

Assim, a possibilidade da Coordenadoria se tornar uma Secretaria é cogitada, ainda que, de imediato, a administração esteja focada em conter possíveis gastos, o que inclui evitar a ampliação de cargos neste momento.

Iniciativas e Funções da Secretaria Municipal

Entre as funções elencadas para uma Secretaria, Rose cita ações na área da educação, especialmente de crianças e adolescentes, fundamental para cortar o ciclo da violência. Mas não apenas relacionadas à questão da violência. Há também iniciativas relacionadas a trabalho, emprego e renda para as mulheres, projetos de cultura. Entre outras possibilidades, como parcerias, enfatiza “basta ter criatividade e vontade política”.

“Nós entendemos que as mulheres, que são mais de 50% da população caxiense, precisam ter um órgão com maior status e maior visibilidade. Porque se fala muito de feminicídio, mas ninguém quer que se chegue ao feminicídio. E para isso é preciso de políticas públicas na área do turismo, economia, cultura, um órgão que faça o trabalho às mulheres de forma intersetorial”, enfatiza.

Inspiração e Reabertura da Secretaria Estadual

A iniciativa das vereadoras também foi inspirada pela recente reabertura da Secretaria Estadual da Mulher pelo governador Eduardo Leite, após mobilização das deputadas da Assembleia Legislativa do RS, com apoio de parlamentares homens.