Cidades

URGENTE: Empresário protocola pedido de impeachment do prefeito de Farroupilha

URGENTE: Empresário protocola pedido de impeachment do prefeito de Farroupilha

Foi protocolado na Câmara de Vereadores de Farroupilha, no final da tarde desta terça-feira (04) um pedido de impeachment do prefeito Claiton Gonçalves (PDT). Quem assina o pedido é o empresário e ex-candidato a prefeito pelo Partido Verde (PV), Glacir Gomes. O documento baseia-se na compra de imóveis por parte da prefeitura, sem estudo prévio para o ato e sem ter passado o assunto pela Câmara de Vereadores. O que, segundo o pedido, viola o dispositivo constante no artigo 97 da Lei Orgânica do Município e fere o princípio constitucional da autonomia dos poderes e do que é pertinente à administração pública.

Baseado nisso, o documento pede que o presidente da casa abra o processo de análise e de cassação do mandato de Gonçalves.

Um segundo documento, protocolado também por Glacir Gomes, pede que a Câmara analise a documentação da contratação de um escritório de advocacia privado, pago com recursos públicos, para assessoria jurídica do Projeto Farroupilha 2020/2040, que ocorreu no ano de 2019.

Glacir também alega que a prefeitura pagou com dinheiro do contribuinte um escritório de advocacia para realizar a defesa pessoal do prefeito no Tribunal de Contas do Estado. O documento não deixa claro se seria o mesmo escritório nos dois casos.

Um terceiro fator apontado pelo documento seria um servidor concursado no cargo de fiscal que estaria exercendo atividades privativas de advocacia dentro da prefeitura. Este segundo documento pede a abertura dos procedimentos legais e de suas consequências caso fique provado estarem em desacordo com a lei.

Conforme a assessoria da Câmara de Vereadores, o setor jurídico da casa já esta analisando os documentos para que seja dado, ou não, continuidade no processo.

Procurado pela reportagem do Portal Leouve, o prefeito Claiton Gonçalves disse, por telefone, que ainda não sabe do conteúdo dos documentos e por isso não iria se manifestar em um primeiro momento.