Na tarde desta quinta-feira (25), representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) estiveram reunidos na cidade de Garibaldi para efetivar uma auditoria nas urnas eletrônicas que serão usadas na eleição suplementar do município. O encontro ocorreu na 98° Zona Eleitoral, em Garibaldi, e contou com a presença de representantes dos partidos políticos que disputarão o pleito no dia 3 de abril, além da comunidade e imprensa regional.
Os presentes puderam observar a verificação do funcionamento de duas urnas eletrônicas. Os equipamentos apresentaram integridade de funcionamento e também autenticidade dos programas de computador nelas instalados, apresentando as assinaturas eletrônicas e demais camadas de segurança. Também durante a auditoria, todas as mídias para votação e lacres foram inspecionados e apresentavam integridade.
As mídias que dispõem as informações dos candidatos para a eleição suplementar de Garibaldi foram analisadas e um teste de votação foi realizado. Os resultados condiziam com os votos feitos nos equipamentos, demonstrando funcionamento correto das urnas.
Durante a auditoria, o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, apresentou a urna eleitoral modelo 2020. O técnico abriu o equipamento e mostrou quais são as camadas de segurança que asseguram a legitimidade do equipamento. “Ninguém até hoje conseguiu trocar a destinação do voto ou quebrar efetivamente o sigilo do voto. Isso demonstra a robustez da urna. É inviável fraudar”, concluiu Azevedo.
Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM
Zona Eleitoral de Garibaldi