Caxias do Sul

Secretaria de Trânsito reforça fiscalização do celular ao volante em Caxias

Secretaria de Trânsito reforça fiscalização do celular ao volante em Caxias Secretaria de Trânsito reforça fiscalização do celular ao volante em Caxias Secretaria de Trânsito reforça fiscalização do celular ao volante em Caxias Secretaria de Trânsito reforça fiscalização do celular ao volante em Caxias
Foto: (Leonardo Portella/Prefeitura de Caxias do Sul)
Foto: (Leonardo Portella/Prefeitura de Caxias do Sul)

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) intensificou, nesta sexta-feira (27), a fiscalização do uso do telefone celular ao volante. Em ações simultâneas, realizadas nos bairros São Pelegrino, Centro, Exposição, Nossa Senhora de Lourdes e Rio Branco, os agentes da secretaria registraram 146 autuações pela infração em quase quatro horas de blitz.

Somente neste ano, de janeiro a agosto, 1,7 mil condutores foram flagrados utilizando o aparelho no trânsito de Caxias.

As fiscalizações foram efetuadas durante a manhã e a tarde em importantes vias, como Sinimbu, Pinheiro Machado, Visconde de Pelotas, Garibaldi, Alfredo Chaves, Vereador Mário Pezzi, entre outras.

Os agentes estavam posicionados nas esquinas e em áreas de estacionamento, de forma visível aos condutores e passando orientações aos motoristas sobre outros temas. Mesmo assim, segundo o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, o número de infrações observadas pelos fiscais foi alto.

Nesta semana, a secretaria já havia autuado 109 condutores pela prática na cidade. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso do aparelho como telefone, inclusive utilizando fones de ouvido, é considerada uma infração média, com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16.

Para quem manuseia ou segura o aparelho, a infração é gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. As autuações são registradas no talonário eletrônico, sistema disponível em um celular.

Além disso, os agentes flagraram outras infrações. Foram 115 ocorrências de motoristas avançando o sinal vermelho e 96 sem utilizar o cinto de segurança.

Riscos

Desde o ano passado, a secretaria colocou nas ruas a campanha “Celular e Trânsito: uma ligação perigosa”, que alertou a comunidade sobre os riscos da prática.

De acordo com estudos da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito no país – atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool pelos motoristas.

Os principais perigos, segundo a entidade, são o desvio da atenção visual (o motorista passa a não enxergar a via e os sinais dos semáforos, placas e pedestres, por exemplo), manual (pelo menos uma das mãos não estará na direção, mas segurando o aparelho) e cognitiva do condutor (o pensamento estará na conversa ou na tela e não na condução do veículo).

Orientações

Se precisar pegar o celular para conferir a última ligação ou a notificação mais recente na tela do aparelho, estacione o veículo;

Mesmo com o veículo parado em semáforos ou pedágios, a utilização do celular não é permitida;

Acesse o GPS ou os aplicativos de informações sobre o trânsito com o carro parado antes de iniciar o trajeto;

Para os pedestres, escrever mensagens de texto e o uso de fones de ouvido aumenta o risco de atropelamento. Atenção redobrada ao atravessar a rua, principalmente em cruzamentos;

Lembre-se: a vida passa pelo trânsito. Conecte a sua atenção no que realmente importa.