CONTRA O MOVIMENTO

Solitário, ex-candidato a vereador em Farroupilha protesta contra campus da UFRGS na Serra

Em contraponto a grande mobilização da região, Alex Fernandes critica o modelo utilizado nas universidades federais no Brasil

UNIVERSIDADES
Foto: Arquivo pessoal

Em meio a expectativa da chegada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra Gaúcha, estão sendo avaliados locais para a instalação do Campus. No município de Farroupilha, o antigo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (CESF) foi avaliado com positividade, no entanto nem todos aprovaram a ideia.

Alex Fernandes, candidato a vereador pelo partido Novo em 2024, compareceu na frente do CESF enquanto a visita ocorria, com um cartaz contra a chegada da UFRGS na cidade. A mensagem dizia: “O que Farroupilha quer? Faculdade para todos: SIM. Militância da esquerda: NÃO. O povo de Farroupilha tem o direito de escolher. UFRGS NÃO”. Ele estava sozinho na manifestação.

Ao Portal Leouve, ele criticou a forma que o Governo Federal conduz atualmente o modelo das universidades federais no Brasil.

“A intenção não é que não haja uma faculdade na cidade. Já existe uma faculdade na cidade, o que precisamos é que o Governo Federal posso investir nestas faculdades, dar isenções, e também bolsas de estudo”, ponderou.

Pelo lado político, ele criticou os chamados militantes da esquerda, que na sua visão, estão em número cada vez maior nas universidades federais, sem maiores pretensões quanto aos estudos.

“Nós todos temos visto o que tem saído das faculdades federais, que o Governo Federal banca com o nosso dinheiro. São militantes. Temos várias pessoas que estão lá dentro há anos e não se preocupam em se formar, e sim em formar mais militantes”, afirmou Fernandes.

Nas eleições de 2024, Fernandes fez apenas 87 votos, sendo o 100º mais votado.