Bento Gonçalves

Sociedade deve estar atenta para demolição do presídio velho, alerta vereador

Volnei Christofoli. Foto Ana Paula
Volnei Christofoli. Foto Ana Paula

O vereador Volnei Christofoli (PP) ocupou a tribuna na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves na tarde de segunda-feira para manifestar sua preocupação em relação ao destino do presídio Estadual localizado no Centro da cidade.

“Ainda em abril encaminhei ofício solicitando que tão logo o novo presídio seja inaugurado, se dê a demolição do presídio antigo. Para minha surpresa recebi a resposta da Susepe e também da Secretaria Estadual de Segurança, informando que eles não teriam recebido qualquer laudo dizendo que o prédio não teria mais condições de abrigar presos e que, frente ao déficit de 14 mil vagas no sistema penitenciário, a demolição não deveria ser a saída indicada”.

Diante do exposto relatou ainda o vereador, ele foi se informar com o secretário municipal de Segurança, José Paulo Ianque Marinho e este disse ter a posse de laudos do Corpo de Bombeiros, Ipurb e Vigilância sanitária dando conta que o melhor destino para a casa prisional é mesmo ser destruído, visto sua falta de segurança e precárias condições de higiene.

De posse da documentação o vereador Christófoli garantiu que a encaminhará aos órgãos do estado (Susepe e Secretaria de Segurança) mas reforçou sua preocupação em relação ao futuro da casa. “Bento Gonçalves está dando a sua cota para diminuir o déficit carcerário. A comunidade não aceitará mais o presídio no Centro. Precisamos estar atentos e mobilizados para que a promessa de demolição seja cumprida”, alerta