Política

Setor de aves e suínos busca apoio do presidente da Assembleia

Foto: Joel Vargas/ AL
Foto: Joel Vargas/ AL

A crise enfrentada pelo setor de proteína animal, especialmente aves e suínos, foi pauta de reunião entre representantes dos produtores e indústria, Assembleia Legislativa e Executivo nesta quarta-feira (19). O encontro teve como propósito buscar soluções para o alto custo de insumos que está inviabilizando a produção, ocasionando demissões e outras repercussões negativas que impactam todo o estado. O presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), defendeu a união de esforços para tratar a pauta nos âmbitos estadual e nacional.

É preciso ter uma articulação regional, com um projeto definido pelo RS, para levarmos para discussão com os entes federais e avançarmos com o pleito. A situação atual tem efeitos para toda a cadeia produtiva e para o consumidor final”, disse o parlamentar no debate realizado no Piratini. Segundo as entidades da área, o principal agravo é o alto custo do milho e da soja, resultado de duas estiagens recentes e as perdas das culturas. Estes insumos representam, em geral, cerca de 80% da participação no custo operacional total. Conforme o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, a saca de milho registrou aumento de 113% no valor em um ano.

Segundo o deputado Elton Weber, a situação afeta pelo menos 15 mil agricultores que atuam no sistema de integração, fora os criadores de gado leiteiro. “Temos que conseguir frear o problema, pois com este cenário que está hoje teremos granjas paradas, produtores vendendo suas aves e suínos e empresas com muitas dificuldades”, afirmou o parlamentar.

Em resposta, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, informou que até a próxima sexta-feira (21) o Governo do Estado dará uma resposta para o principal pedido do setor, que reivindica o diferimento do pagamento do ICMS na importação do milho. O grupo solicita ainda que o Estado seja porta-voz dos pleitos federais junto à Presidência da República e aos ministérios da Agricultura e Economia.

Presenças

Também participaram da reunião de forma presencial o deputado Frederico Antunes (PP); a secretária da Agricultura, Silvana Covatti; o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Jose Eduardo dos Santos e o presidente da Associação de Criadores de Suínos do RS (ACSURS), Valdecir Folador. De forma virtual, acompanharam integrantes das comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e de Economia e Turismo da ALRS; o presidente do Conselho Diretivo da Asgav/Sipargs, Nestor Freiberger, e o conselheiro Pedro Luis Utzig.