Serra Gaúcha não consegue eleger representante para a Câmara dos Deputados

Mesmo com o segundo maior colégio eleitoral do estado em Caxias do Sul, a Serra Gaúcha não concentrou esforços e…

Publicado por
11:48 - 08/10/2018

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi)

Mesmo com o segundo maior colégio eleitoral do estado em Caxias do Sul, a Serra Gaúcha não concentrou esforços e vão ficar sem uma representação na Câmara dos Deputados na próxima legislatura. Nas eleições de domingo (7), o deputado federal da região com maior número de votos foi o ex-prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho (PDT). Ele foi o preferido de 40.437 e ficou como primeiro suplente do PDT.

Os outros candidatos com força na Serra eram Paula Ióris (PSDB), que fez 24.989 votos, Mauro Pereira (MDB), escolhido por 23.622 eleitores e Assis Melo (PCdoB), que obteve 21.317 votos. Nenhum deles tem chance de ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A falta de representantes da Serra em Brasília deve dificultar a destinação de recursos para a região, principalmente em relação a infraestrutura.

Na Assembleia Legislativa, Caxias estará representada por Pepe Vargas (PT) e Neri, o Carteiro (SD). O petista obteve 38.795 votos, enquanto o vereador do Solidariedade teve 27.708 votos e vai ser o único representante da bancada do partido na assembleia. Elton Weber (PSB), de Nova Petrópolis, conseguiu a reeleição com 55.592 votos e foi o mais votado na Serra Gaúcha.

Na eleição presidencial, 60% dos votos dos caxienses foram para Jair Bolsonaro. Fernando Haddad (PT) obteve 13%. Para governador, o ex-prefeito da cidade, José Ivo Sartori, foi o escolhido de 48,03% dos votos. O adversário dele no segundo turno, Eduardo Leite (PSDB), teve 31,24% votos em Caxias.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp