Caxias do Sul

Secretário de Segurança presta esclarecimentos sobre atuação da GM em Caxias

Secretário de Segurança presta esclarecimentos sobre atuação da GM em Caxias Secretário de Segurança presta esclarecimentos sobre atuação da GM em Caxias Secretário de Segurança presta esclarecimentos sobre atuação da GM em Caxias Secretário de Segurança presta esclarecimentos sobre atuação da GM em Caxias
Secretário de Segurança presta esclarecimentos sobre atuação da GM em Caxias

O secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, Ederson de Albuquerque Cunha, foi ao plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (17) para prestar esclarecimentos sobre a relação da Guarda Municipal (GM) com a prefeitura e secretaria.

O requerimento convocando o titular da pasta foi votado e aprovado na sessão ordinária do dia 5 de setembro. O texto foi assinado pelos representantes da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara. A convocação do secretário se deu, de acordo com os parlamentares caxienses, devido a falta de diálogo do próprio secretário com a Casa e pela ausência do secretário na audiência pública do dia 27 de agosto, realizada para ouvir as demandas dos agentes da GM e esclarecer a atuação na comunidade.

Entre os principais pontos questionados pelos vereadores, está o motivo da administração não implantar a lei que garante segurança jurídica para a Guarda Municipal operar. A resposta do secretário foi sucinta, afirmando que o Executivo não tem poder legal para legislar.

Outra dúvida é a respeito de quais são os planos de Caxias para a GM e por que a Guarda Municipal não tem sido recebida pelo secretário da pasta. Também indagam se o secretário confirma que nunca esteve presente nas instalações da Guarda Municipal, e o porquê de o trabalho da GM não estar tendo continuidade em escolas e outras unidades sociais.

Sobre estes apontamentos, Cunha relatou que a coordenação da pasta mantém relação com as chefias por meio de reuniões. Já na questão indicada sobre a presença nas instalações da GM, ele rebate que já foi às instalações, mas assume que tem sido omisso e poderia ter visitado mais vezes a sede da GM.

Quanto a continuidade do trabalho preventivo próximos às escolas, o titular da pasta explicou que o trabalho continua sendo feito de forma “silenciosa”, inclusive com o incremento de cinco novas viaturas.

No final da manifestação em plenário, Cunha explanou os projetos e dados da GM e ainda salientou que “a Guarda Municipal é braço armado de Caxias do Sul”.

Protesto

(foto: reprodução/rede social UAB)

Durante a manifestação do secretário Ederson, servidores da Guarda Municipal viraram as costas à bancada como forma de protesto pela falta de diálogo entre o poder Executivo, por meio da Secretaria da Segurança, com os servidores.