Política

Secretário de Gestão de Farroupilha pede exoneração do cargo

Foto: Divulgação/Prefeitura de Farroupilha
Foto: Divulgação/Prefeitura de Farroupilha

O secretário de Gestão e Desenvolvimento Humano de Farroupilha, João Alberto Sarate, pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (26). Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, Sarate alegou motivos pessoais para deixar o cargo. Ele pretende dar atenção aos negócios que possui.

Na manhã desta quinta-feira (27), a exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município. Ele estava a frente da pasta desde setembro de 2019. A prefeitura ainda não divulgou quem será o seu substituto.

Ainda nesta quarta-feira, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), recebeu a notificação com relação ao processo de impeachment que está em andamento contra ele. A entrega foi feita pela assessoria jurídica da Câmara de Vereadores. A partir de agora, o prefeito tem um prazo de 10 dias para realizar a entrega da sua defesa prévia para a Comissão Processante, composta pelo presidente Fabiano Piccoli (PT), o relator Jorge Cenci (MDB) e Josué Kiko Paese (PP).

O pedido de impeachment de Claiton Gonçalves foi protocolado na Casa Legislativa em 12 de fevereiro e teve a sua admissibilidade aceita no dia 17. O pedido, feito pelo empresário Glacir Gomes, tem como base a compra de terrenos por parte da prefeitura, ao lado do prédio da UPA, no bairro Imigrante, sem ter o aval da Casa Legislativa, ao custo de R$ 1,4 milhões. O que, segundo a denúncia, violaria o dispositivo constante no artigo 97 da Lei Orgânica do Município.
A prefeitura alega que já foi aberto um processo administrativo para a devolução dos terrenos.