
O prefeito de Caxias do Sul, Adilo Didomenico, recebeu na manhã desta quarta-feira (12) a titular da Secretaria Estadual da Mulher, Fábia Almeida Richter. O objetivo do encontro foi conversar sobre a Casa da Mulher Brasileira, que será construída no bairro Esplanada, numa área pública de 8238,00 m², localizada entre a Av. Martim Francisco Spiandorelo, Av. Dr. Assis Mariani e Rua Henrique Leonardi. Após uma primeira reunião no Salão Nobre do Centro Administrativo, a equipe visitou o terreno.
Acompanhado do chefe da Casa Civil Roneide Dornelles, do procurador adjunto Felipe Dal Piaz, do secretário adjunto de Planejamento e Parcerias Estratégicas (SEPLAN), Antônio Feldmann, do diretor-geral da SEPLAN, Gerson Panaroto, do secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, e da titular da Coordenadoria da Mulher, Jeane Schulz, o Prefeito deu as boas vindas à equipe da secretária Fábia. Ela estava acompanhada da analista jurídica da Procuradoria-Geral do RS – setorial da Secretaria da Mulher, Carolina Almeida Rodrigues, e do arquiteto da Secretaria da Mulher, Lúcio Bastos.

O Prefeito ressaltou a necessidade de fazer um projeto de lei que será encaminhado ao legislativo para ajustar a cessão de uso do terreno.
“A nossa legislação municipal prevê a cessão de uso por 5 anos, porém há uma exigência da Caixa Econômica Federal que seja por pelo menos 20 anos. Então vamos trabalhar em conjunto com a Câmara de Vereadores, que eu tenho certeza que será nossa parceira, conversei agora com a vereadora Rose Frigeri, e fazer todo o possível para que esse projeto ande rápido, junto com o assessoramento da Secretaria Estadual da Mulher”. A vereadora Rose Frigeri acompanhou a visita ao terreno.
Conforme a secretária Estadual da Mulher, Fábia Richter, as tratativas entre o município e o Estado são muito importantes para conseguir entregar a obra para a comunidade o mais rápido possível.
“A vinda a Caxias é bem estratégica, nós viemos para falar sobre a Casa da Mulher Brasileira, visitar o Prefeito Adiló que é bem democrático e humano, e também conhecer o trabalho que a Coordenadoria da Mulher aqui já faz, o trabalho que Caxias já faz, porque tem muito projeto bom nesse sentido, além de estreitar o relacionamento para desenvolvermos uma política transversal para trabalhar a sociedade como um todo, e acho que Caxias já é e seguirá sendo um modelo para todo o Estado. A Casa da Mulher Brasileira é um grande benefício para a cidade. Além de cuidar das mulheres, vai cuidar das famílias e favorecer muito a comunidade”.

Após a visita ao terreno, a secretária conversou com servidores da SEPLAN sobre detalhes técnicos do projeto.
Casa da Mulher Brasileira
O Rio Grande do Sul terá duas Casas da Mulher Brasileira: uma em Caxias do Sul e outra em Porto Alegre. Em Caxias, a estrutura terá como objetivo atuar no atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres em situação de violência. No local, serão disponibilizados diversos serviços especializados, garantindo condições para o enfrentamento da violência de gênero e para o incentivo ao empoderamento e à autonomia econômica das mulheres.
A Casa da Mulher Brasileira é um projeto financiado pelo Ministério das Mulheres, com contrapartida do Estado e do Município. O investimento é de R$ 9,7 milhões. A unidade vai oferecer serviços especializados para o atendimento das vítimas dos mais diversos tipos de violência, funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana. Entre os serviços oferecidos, estão:
- acolhimento e triagem;
- apoio psicossocial;
- promoção da autonomia econômica;
- brinquedoteca;
- alojamento de passagem por até 48 horas para mulheres em situação de risco;
- serviços de saúde;
- e central de transporte para o encaminhamento a outros serviços da rede especializada.
Também haverá atendimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Ministério Público e da Defensoria Pública.