Cidades

Secretária do Desenvolvimento Social de Porto Alegre pede exoneração

Maria de Fátima ficou no cargo por dez meses | Foto: Luciano Lanes/PMPA/Divulgação
Maria de Fátima ficou no cargo por dez meses | Foto: Luciano Lanes/PMPA/Divulgação

A secretária do Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Maria de Fátima Záchia Paludo, pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira (30). Interinamente, a secretária-adjunta Denise Ries Russo assume o cargo.

Maria de Fátima integrou o governo do prefeito Nelson Marchezan Júnior por dez meses. Quando foi anunciada no cargo, disse que trabalharia para que todos tivessem os mesmos direitos.

“Todas as pessoas são portadoras de direitos, sejam elas de que classes ou condições sociais. Somos iguais e com os mesmos direitos”, disse na época.

Durante 2017, vários secretários municipais deixaram seus cargos. O primeiro a pedir exoneração foi o ex-secretário de Relações Institucionais e Articulação Política, Kevin Krieger. Ele alegou motivos pessoais e deixou a equipe do governo em maio.

Em junho, saíram o procurador-geral Bruno Miragem e o diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Álvaro de Azevedo, que era um dos servidores escolhidos com base em seleção de banco de talentos. Em agosto, Adenir Matos dos Santos também deixou a direção-geral do DMLU.

Outro que deixou o governo foi o economista Ricardo Gomes, que foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico até agosto. O motivo para sua saída foi a proposta da prefeitura que buscava alterar o cálculo do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da qual Gomes discordava.

Há duas semanas, o então presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Solimar Amaro, pediu exoneração. Segundo a prefeitura, ele pediu para sair pelo bem de sua família e por sua saúde.

Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7