O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Caxias, José Ivo Sartori, foi o palestrante desta segunda-feira (2) da tradicional reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). Ao lado de lideranças político-partidárias locais, Sartori evitou falar sobre Eleições 2020. Na verdade, o ex-governador evitou a imprensa, não concedendo entrevistas.
Aliás, segundo o próprio José Ivo, só a partir do ano que vem para que isso aconteça. Talvez, em março. Um dos motivos para evitar a exposição na mídia é que o nome de Sartori é apontado como possível candidato à prefeitura de Caxias do Sul. Porém, em entrelinhas na palestra, o ex-governador deixou a entender que não deve concorrer ao pleito. Ele, ainda, citou a renovação como um fator predominante na política e nas empresas.
Confira frases marcantes da palestra de José Ivo Sartori na CIC
“Nem na igreja temos lideranças mais. Até no mundo intelectual encontramos a falta de lideranças. Não temos lideranças com visão social. Temos líderes individualistas. São atores. Personagens, muitas vezes famosos, mas não tem ninguém ao seu redor”.
“Falta pensamento. Falta conteúdo. Falta espírito público. Bem público. Bem comum. É uma coisa escassa. Rara. Que a gente quase não acha mais. Nas redes sociais cada um diz o que quer, da forma que quer, e não muda nada em conteúdo. Tu vês muito pouco de construção. No fundo, isso gera individualismo. Só se sustenta o corporativismo”.
“A esquerda responsável deixou de existir. A direita responsável está indo na mesma direção. A diferença de pensamento e visão é importante para o desenvolvimento da nação. Tomaram atitudes que todos os partidos ficaram iguais”.
“Ou tu é Bolsonaro ou tu é contra. Ou tu é PT, ou contra o PT. Me desculpem a franqueza, mas acho que não existe mais meio termo. Ou avançamos, ou não construímos o equilíbrio social, do pensamento e do conteúdo”.
“O recado das urnas foi muito claro. As pessoas querem mudança. As pessoas querem transformação. A política é diferente porque tem que ter visão do coletivo, do serviço, do bem comum”.
“Nenhuma obra é mais importante que a sociedade. Mesmo que seja invisível. Ela não aparece. O que aparece é apartamento, barragem…”
Eleições municipais
O candidato que irá representar o MDB nas eleições municipais em Caxias do Sul ainda é uma incógnita. Enquanto José Ivo Sartori foge de questionamentos e mídia, o deputado estadual Carlos Búrigo, que esteve ao lado do ex-governador na mesa da CIC e vem participando de eventos em toda região, vê seu nome crescer internamente.