Os reitores das instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) se reuniram com deputados federais da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (05). O encontro ocorreu na na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre.
Em pauta, temas como a regulamentação da Lei Nº 12.881/2013, que contempla diversas instituições de Educação Superior Comunitárias no Brasil. Entre as proposições previstas na legislação, e uma das principais reivindicações do Comung, está a maior participação delas no orçamento da União para políticas públicas estudantis, nos editais de órgãos governamentais de fomento e do Ministério da Educação (MEC).
“Investir nas nossas universidades é investir nas regiões onde elas estão inseridas, porque todo o dinheiro volta para as comunidades. Por isso, a aproximação com a bancada sela um compromisso importante para o fortalecimento da Educação Superior do Estado”, destaca o presidente do Comung e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn.
Rafael informou ainda que os parlamentares reforçaram a importância de uma permanente relação com o Comung para estruturar projetos alinhados com as expectativas da entidade. Os reitores decidiram elaborar um manifesto para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o final deste mês.
Entre os participantes da reunião, estava o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech, que é o 2º vice-presidente do Comung. Ele avaliou a reunião como bastante positiva no encaminhamento das demandas.
“Apresentamos muitos dados e informações que demonstram a importância desse sistema educacional, tecnológico e científico desenvolvido no Rio Grande do Sul por meio das Comunitárias”, salientou.
Da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, participaram o coordenador da bancada gaúcha, Dionilso Marcon (PT), Alceu Moreira e Márcio Biolchi (MDB), Any Ortiz (Cidadania), Daiana Santos (PCdoB), Franciane Bayer (Republicanos), Luciano Azevedo (PSD), Pedro Westphalen (PP), Pompeo de Mattos (PDT) e Ronaldo Nogueira (Republicanos), além de representantes dos demais parlamentares e senadores gaúchos.
Deputados estaduais também estiveram presentes na reunião. Forma eles, Claudio Branchieri (Podemos), Miguel Rosseto e Sofia Cavedon (PT) e Nadine Anflor (PSDB).
Depois do encontro com os parlamentares, os reitores participaram de um almoço com o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.