O projeto de Reforma Politica foi o assunto debatido durante o Almoçando com a Cics desta quinta-feira, dia 17. Tendo como palestrante o advogado especialista em Direito Eleitoral, Dr. Roger Fischer, os convidados puderam tirar suas duvidas sobre Voto Distrital e em Lista, além do Fundo Partidário.
Em sua fala, Dr. Roger Fischer, destacou os pontos positivos e negativos da Reforma Politica. Segundo Fischer, a Reforma é muito importante para o cenário politico atual. “Acho importante a reforma politica, acho que devemos discutir o cenário politico no Brasil, porém a Reforma Politica tal como ela esta sendo proposta de adoção de um sistema eleitoral de um “Distritão”, ela é totalmente frustada. Essa maneira não é uma reforma politica adequada, ela regride muito o que a gente tem hoje e nesse sentido acho que tem que manter o que já existe para não pioramos a situação”, salienta.
Fischer também comentou sobre a suspensão do financiamento de campanhas por pessoas jurídicas, conforme o advogado, havia muito abuso por parte das empresas na doação de valores para candidatos e partidos.
“O problema é que havia muito abuso por parte das empresas, então o Supremo Tribunal Federal proibiu esse tipo de financiamento. O fato é, que nas eleições municipais do ano passado houve muito problema para arrecadar recursos, e as pessoas tem que ter presente a ideia que para fazer democracia precisa dinheiro, não tem como fazer democracia sem dinheiro. Por isso esta se propondo agora a criação de um Fundo para o desenvolvimento da democracia, mas o grande viés é o valor que esta se prevendo que é muito abusivo”, destaca.
Nesta quarta-feira, dia 16, a Câmara dos Deputados iniciou a discussão sobre a proposta de reforma política, mas a sessão foi encerrada e a votação, adiada.