Foto: Augusto Martins/Câmara Caxias
Foto: Augusto Martins/Câmara Caxias

O vereador Tenente Cristiano Becker/PRD comemorou sua volta ao Parlamento caxiense, durante a sessão ordinária desta terça-feira (18). Ele estava sob licença de saúde desde o dia 14 de outubro de 2025, por conta de um infarto.

O parlamentar explicou que realizou exames médicos completos durante dezembro de 2024, e que os resultados não apresentaram nenhum problema de saúde. Cristiano atentou que é necessário prestar muita atenção aos detalhes, citando que os sintomas de problemas cardiológicos podem surgir como uma consequência pela falta do cuidado na alimentação e, até mesmo, saúde mental. “Estou aqui hoje porque alguém viu que eu estava infartando”, disse, ao afirmar também que é preciso reconhecer o trabalho dos profissionais da saúde, que atuaram de forma exemplar.

Conscientização sobre Infarto e Doenças Cardíacas

Além disso, o Tenente abordou a necessidade de se ter uma maior conscientização acerca do tema, para que mais pessoas possam identificar os sinais de um infarto e outras doenças graves. Ao apresentar dados, pontuou que, no Brasil, ocorrem mais de 400 mil infartos por ano. “São vidas, famílias e histórias interrompidas, precisamos trabalhar preventivamente”, lamentou, ao declarar que o número de casos também cresce em jovens, o que considerou preocupante.

Ao finalizar o discurso, o parlamentar discorreu sobre recomeços.

“Torcemos para a vida passar esperando o fim do dia e próximos recomeços, mas, nesta pressa de chegar na frente, não notamos que estamos nos despedindo do agora”, citou, ao se emocionar.

Apoio e Campanhas de Conscientização

Manifestaram-se os vereadores Calebe Garbin/PP, Cláudio Libardi/PCdoB, Capitão Ramon Teles/PL, Daniel Santos/Republicanos, Edson da Rosa/Republicanos, Hiago Morandi/PL e Marisol Santos/PSDB. Todos comemoraram a volta de Cristiano e ressaltaram a relevância de divulgar cada vez mais campanhas de conscientização e prevenção de doenças.