GESTÃO PÚBLICA

Rafael Bueno assume Secretaria da Saúde de Caxias do Sul em meio a crise no atendimento

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara terá desafio de reorganizar a pasta, alvo de críticas constantes da comunidade. Ele assume em 6 de outubro.

Rafael Bueno diz que Caxias tem 46% a mais de cartões SUS do que a população - Foto: Pietra Lima/Câmara Caxias
Rafael Bueno diz que Caxias tem 46% a mais de cartões SUS do que a população - Foto: Pietra Lima/Câmara Caxias

Caxias do Sul - O vereador Rafael Bueno (PDT) vai assumir a Secretaria da Saúde de Caxias do Sul a partir de 6 de outubro. Ele entra no cargo em um momento de forte pressão, com a saída de médicos especialistas e um volume crescente de reclamações da comunidade sobre falhas no atendimento, especialmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central e Zona Norte, ambas geridas de forma terceirizada pelo Instituto IDEAS. Ele havia recusado o convite três vezes até o aceite derradeiro. Conforme apuração, ele terá “carta branca” para ajustes de equipe e procedimentos internos. Com isso, Geraldo da Rocha Freitas Junior (titular) e Daniele Meneguzzi (adjunta), deixam a pasta.

“As minhas lutas pela saúde pública estão na busca de recursos para abrir leitos, equipar e ampliar hospitais que atendem pelo SUS, além de cobrar providências do poder público para amenizar as listas de espera para consulta, exames e cirurgias. E isso seguirá sendo feito de maneira ainda mais proativa”, enfatizou.

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Bueno vinha atuando de forma crítica em relação à situação da rede municipal. Em sessão do dia 16 de setembro, ele apresentou números que, segundo ele, revelam a gravidade do cenário: mais de 110 mil pessoas aguardam procedimentos em fila de espera. Entre elas, 5,7 mil precisam de cirurgias e 6.652 ainda não conseguiram realizar exames de ressonância magnética.

“Vamos organizar a casa”

“Primeiro, faremos o mapeamento dos problemas. Depois, vamos organizar tudo, analisando todo o cenário e reorganizando a casa. Tenho certeza de que vamos colher os frutos desse trabalho”, diz Bueno.

O futuro secretário também questionou a postura do município em relação a programas federais. Ele afirmou que Caxias do Sul deixou de se inscrever em uma modalidade voltada à contratação de médicos especialistas, perdendo a oportunidade de ampliar a equipe em um momento considerado crítico.

Bueno terá a missão de reorganizar a rede de saúde de um município que é referência para 49 cidades da região, mas que enfrenta uma sobrecarga visível na assistência. Nos mandatos de vereador, ele foi o parlamentar que mais buscou recursos para a saúde pública de Caxias do Sul (cerca de R$ 50 milhões), mas não deixou de questionar algumas atuações e agiu para ajudar o município.

Jack vai pra Câmara

O atual secretário de Habitação, José de Abreu (PDT), popular Jack, sairá da prefeitura de irá para a Câmara de Vereadores para ocupar a cadeira de Bueno. O partido possui, em acordo, uma vaga de secretariado no governo Adiló. Com isso, um novo nome deve ser definido até 6 de outubro, quando haverá a troca de nomes no primeiro escalão em pastas importantes.

Trajetória

Rafael Bueno iniciou a trajetória ainda aos 10 anos, quando era aluno da antiga 5ª série do Ensino Fundamental e disputou sua primeira eleição para o Grêmio Estudantil da Escola Municipal Giuseppe Garibaldi. Aos 17 anos, foi presidente do Cristo Redentor, onde, depois de muita luta, teve uma de suas maiores conquistas, a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, que atende hoje a uma população significativa da cidade.

Foi eleito vereador com 21 anos (até então era o mais jovem da história), com 1.838 votos. No quarto mandato, em 2024, fez 3.883 votos, sendo líder da bancada do PDT.

Bueno, que preside a Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, pelo Legislativo, tem graduação em História, Geografia, Sociologia e Pós-Graduação em Direitos Humanos, além de estar cursando Psicologia.