O projeto que implanta a Farmácia Solidaria em todo estado do Rio Grande do Sul, de autoria da deputada Francis Somensi, foi aprovado, por unanimidade, na tarde desta terça-feira (10), em votação que ocorreu na Assembleia Legislativa. O projeto tramitava na casa desde março.
Leia mais
Antes de ser votado no plenário, o texto passou pela Comissão de Constituição e Justiça, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente e pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Casa.
Na tribuna, a deputada explicou que o projeto prevê a conscientização, doação, reaproveitamento e distribuição gratuita de medicamentos válidos, além de prever a destinação final de forma correta dos remédios vencidos.
A deputada frisou que a Solidare foi criada há quatro anos, no município de Farroupilha, e, nesse período, beneficiou 12 mil pessoas, gerando uma economia para os cofres públicos de R$ 1,7 milhões, além de ter evitado que duas toneladas de medicamentos vencidos fossem parar no meio ambiente.
A iniciativa busca também evitar a intoxicação medicamentosa e a automedicação.
Ela comentou sobre a importância da aprovação a nível estadual.
“É um sentimento de dever cumprido. A nossa caminhada na política se deu com o comprometimento de levar esse projeto adiante. Essa aprovação, com a quantidade de votos que teve, mostra que o projeto teve o entendimento dos deputados, independentemente de bandeira política e oportuniza a criação da lei e de que cada cidade possa ter a sua farmácia solidária”, disse.
Com a aprovação na Assembleia o Projeto de Lei aguarda apenas a sanção do Governador Eduardo Leite para se transformar em Lei estadual. A expectativa é que isso aconteça nas próximas semanas.