Caxias do Sul

Presidente da Câmara de Caxias cobra ao Dnit roçadas e manutenção às margens da BR-116

O vereador foi até Vacaria para fazer essa reivindicação ao chefe de Serviços do órgão

Foto: ( Danúbia Boeira dos Santos Verza/Câmara de Vereadores)
Foto: ( Danúbia Boeira dos Santos Verza/Câmara de Vereadores)

O presidente do Parlamento caxiense, vereador Ricardo Daneluz/PDT, solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) urgência na execução de manutenção e roçada nas margens da BR-116, principalmente na área urbana de Caxias do Sul. Em reunião nesta terça-feira (28) com o chefe de Serviços substituto do órgão no escritório de Vacaria, engenheiro Daniel Bencke, o parlamentar demonstrou preocupação sobre os riscos de acidente que ficam submetidos pedestres e motoristas em razão da vegetação alta.

Daneluz pediu ainda a poda das árvores maiores que ficam na lateral da rodovia e acabam enroscando em veículos de grade porte, como ônibus de turismo, caminhões e cegonheiras. Também sugeriu ao Dnit um estudo para verificar a viabilidade de alargar alguns pontos da via onde há curvas para facilitar o trânsito e reduzir o perigo que alguns trechos ainda oferecem.

“A vida da cidade passa pela BR-116, por isso precisamos de uma manutenção permanente”, observou o presidente da Câmara de Caxias do Sul.

Bencke explicou a Daneluz que houve problemas no atendimento do contrato por parte da empresa anterior que respondia pelas roçadas. Uma nova empresa teria recentemente vencido a licitação e estaria providenciando os serviços. Entretanto, a execução iria demorar um pouco. Diante dessa possibilidade de demora, o presidente da Câmara indicou ao órgão conversar com a prefeitura de Caxias do Sul para verificar se é possível, de forma conjunta, a realização de uma ação emergencial.

“Nos colocamos à disposição para propor ao Executivo uma parceria, por exemplo, entre a Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul) e o Dnit para, ao menos, fazer uma limpeza de emergência, já que logo a empresa terceirizada pelo órgão nacional fará os trabalhos. O que não se pode é deixar as margens da rodovia por muito mais tempo com vegetação atrapalhando a visibilidade dos condutores e de quem caminha nas proximidades”, entende Daneluz, que se comprometeu em levar a sugestão ao prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina/PTB.