Cidades

Prefeitura de Porto Alegre avalia parcelamento do 13º salário

Prefeitura pode parcelar 13º salário | Foto: Pedro França/Agência Senado
Prefeitura pode parcelar 13º salário | Foto: Pedro França/Agência Senado

O secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Busatto, afirmou nesta segunda-feira (20) que o governo terá dificuldades para quitar a folha salarial de novembro e o 13º dos servidores.

Para contornar a situação, está sendo pensada a antecipação do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As alternativas serão discutidas após a volta do prefeito Nelson Marchezan, que está na Europa em busca de investimentos.

Segundo Busatto, uma das alternativas seria parcelar o 13º salário ao longo de 2018. O secretário não acredita na aprovação do projeto de emenda à Lei Orgânica enviado à Câmara, que adiava para o dia 5 o pagamento do salário e permitia que o 13º fosse pago até o quinto dia útil de janeiro do ano subsequente, não mais até 20 de dezembro.

Em 2016, o então prefeito José Fortunati disse que não conseguiria pagar o 13º até o final do ano e anunciou que o mesmo seria quitado em três parcelas a partir de maio de 2017. Alguns dias depois, no entanto, a prefeitura voltou atrás e anunciou desconto no pagamento do IPTU antecipado, para garantir o pagamento da gratificação aos servidores.

Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7