MUDANÇAS

Prefeito de Caxias do Sul, Adiló vai trocar o PSDB pelo PSD

Chefe do Executivo caxiense deve confirmar em encontro com Eduardo Leite na CIC a mudança de sigla

PREFEITO
Adiló Didomenico na Rádio Viva (Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM)

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, deve confirmar nesta quinta-feira (28) sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD). O movimento ocorre no mesmo momento em que o deputado estadual Neri, o Carteiro também deve anunciar a saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para ingressar na sigla que hoje abriga o governador Eduardo Leite. Em contrato com a reportagem, Didomenico não confirmou a mudança, mas frisou que “há grandes possibilidades”.

O anúncio oficial está previsto para o Fórum de Competitividade, promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), que contará com a presença do governador. A movimentação fortalece o PSD na Serra Gaúcha e alinha o prefeito e o deputado a Leite, que trocou o PSDB pelo PSD em abril de 2024, mirando maior projeção nacional.

Adiló Didomenico já possui histórico de mudanças partidárias. Antes de chegar ao Executivo municipal, ele exerceu mandato de vereador em Caxias do Sul pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

A filiação conjunta de Adiló e Neri consolida um bloco político de peso dentro do PSD gaúcho, ampliando a presença do partido no cenário estadual e municipal em ano pré-eleitoral. Os vereadores não trocam de sigla, podendo fazer isso apenas na janela de 2028, para que não percam o mandato.