
Com a proximidade do fim do ano, intensificam-se as movimentações políticas para a escolha da nova presidência do Legislativo de Farroupilha. Conforme apurado pela reportagem de Leouve, o nome indicado deverá ser o do vereador Davi de Almeida (PP).
A eleição da Mesa Diretora para o exercício de 2026 está marcada para o encerramento da última sessão ordinária do ano, no dia 16 de dezembro. Na ocasião, os vereadores apresentarão as chapas concorrentes e, em seguida, ocorrerá a votação. O eleito tomará posse no dia 1º de janeiro, assumindo a condução dos trabalhos legislativos, que serão retomados após o recesso, na primeira segunda-feira de fevereiro.
O presidente do Partido Progressistas (PP) no município, Edson Luiz Paesi, confirmou que a sigla já definiu quem irá representar o partido na disputa pela presidência da Câmara.
“O PP apresentará o nome do Pastor Davi para a presidência da Casa Legislativa em 2026, em um consenso amplamente dialogado com a bancada e lideranças do partido”, afirmou Paesi.
Segundo ele, os vereadores do PP possuem as qualificações necessárias para exercer a função, tanto do ponto de vista ético quanto político e técnico. Para o dirigente, a atenção e o diálogo com a sociedade são essenciais para construir pontes entre a comunidade e o poder público.
“O vereador Calebe Coelho, na condição de suplente, não pode ser presidente. O vereador Clemente Valandro, com muita humildade, entendeu que não seria o seu momento. A experiência do vereador Pastor Davi, por já ter ocupado a presidência em 2024, foi um fator de grande relevância”, apontou.
Atualmente, o presidente do Legislativo farroupilhense é Jorge Cenci (MDB). O parlamentar já presidiu a União das Associações de Bairros (UAB) por quatro mandatos consecutivos, foi vereador nas legislaturas de 2017, 2021 e 2025, além de ter ocupado o cargo de secretário municipal de Habitação e Assistência Social no governo de Fabiano Feltrin (PL).