Caxias do Sul - Após especulações sobre a possível nomeação de Sílvio Daniel, assessor do vereador Pedro Rodrigues (PL), para a Secretaria Municipal da Habitação de Caxias do Sul, o Partido Liberal (PL) divulgou uma nota oficial na noite desta terça-feira (30) reafirmando sua posição de oposição ao governo do prefeito Adiló Didomenico (PSD).
A movimentação ocorre em meio à reforma administrativa que deve ser formalizada nos próximos dias, com a ida do atual titular da Habitação, José de Abreu, o Jack (PDT), para a Câmara de Vereadores, no lugar de Rafael Bueno (PDT), que vai assumir a Secretaria Municipal da Saúde no dia 6 de outubro.
Segundo apurado pela reportagem, Sílvio Daniel é o nome mais cotado para assumir a vaga na Habitação. Ele é secretário municipal do PL, foi candidato a vereador em 2020 e já ocupou cargo de confiança na primeira gestão de Adiló.
Apesar das tratativas entre interlocutores do PL e o Executivo, a direção do partido divulgou uma declaração pública negando ter sido comunicada oficialmente sobre qualquer nomeação.
“Até o momento, o PL municipal não foi comunicado oficialmente sobre o fato ou sua possível intenção, sendo que qualquer decisão neste sentido não representa os interesses e o posicionamento do Partido Liberal na cidade”, diz o trecho da nota assinada pelo presidente do diretório municipal, Maurício Scalco, e outros representantes da sigla.
O texto também enfatiza que o partido não possui cargos na atual administração, reforçando o compromisso da bancada de cinco vereadores em fiscalizar o Executivo e cobrar soluções para problemas da cidade.
“O PL seguirá cumprindo o seu papel de oposição firme e responsável, cobrando melhorias e apresentando críticas construtivas sempre que necessário”, acrescenta a nota.
Posição firme contra especulações
A nota do PL surge em resposta direta aos rumores sobre o possível ingresso de um de seus quadros no governo municipal. Embora fontes próximas à sigla tenham confirmado à reportagem a existência de negociações com o prefeito, a cúpula do partido rechaça oficialmente qualquer adesão ao governo neste momento.
“O sonho de todo caxiense é viver em uma cidade bem administrada, onde haja planejamento, eficiência, transparência e proximidade com a população. Infelizmente, ainda não vemos todos esses avanços assegurados”, afirma o comunicado.
O documento é assinado por
- Maurício Scalco, presidente municipal do PL
- Ver. Capitão Ramon, vice-presidente municipal
- Virginia Boff, presidente do PL Mulher
- Ver. Hiago Morandi, líder da bancada na Câmara
- Ver. Daiane Mello, integrante da bancada
A nota destaca, ainda, que as manifestações do partido têm como único propósito garantir serviços públicos de qualidade à população, “compatíveis com os altos impostos que paga”.
NOTA OFICIAL
PARTIDO LIBERAL CAXIAS DO SUL – PL
Caxias do Sul, 30 de setembro de 2025.
O Partido Liberal (PL) de Caxias do Sul reafirma sua posição de oposição ao atual governo municipal. Atuamos de forma responsável, cobrando melhores serviços públicos que impactam diretamente a vida da população.
Reiteramos que o PL não possui cargos na atual administração e não participa do governo municipal. Elegemos cinco vereadores com a missão de fiscalizar os serviços públicos e cobrar soluções para problemas que, há muitos anos, seguem sem resposta em nossa cidade.
Nos últimos dias foram noticiadas na imprensa, especulações sobre a possibilidade de um vereador do PL, ou seu assessor, estar assumindo a Secretaria Municipal de Habitação. É necessário esclarecer que, até o momento, o PL municipal não foi comunicado oficialmente sobre o fato ou sua possível intenção, sendo que qualquer decisão neste sentido não representa os interesses e o posicionamento do Partido Liberal na cidade.
O sonho de todo caxiense é viver em uma cidade bem administrada, onde haja planejamento, eficiência, transparência e proximidade com a população. Infelizmente, ainda não vemos todos esses avanços assegurados. Por isso, o PL seguirá cumprindo o seu papel de oposição firme e responsável, cobrando melhorias e apresentando críticas construtivas sempre que necessário.
Nossas manifestações têm um único propósito: garantir que os cidadãos recebam serviços públicos de qualidade, compatíveis com os altos impostos que pagam. Com independência e clareza de posição, continuaremos trabalhando em defesa de Caxias do Sul e de sua gente.