
A população esteve em peso na noite desta terça-feira (4), na Câmara de Vereadores para o debate do Projeto de Lei 026/2025, do Executivo Municipal, que propõe a transformação de uma área de uso comum em terreno para interesse social no Altos da Julieta, em Farroupilha. Após pressão popular, o vereador Roque Severgnini (PSB) acabou pedindo vista, mecanismo parlamentar para prorrogar a discussão por mais sete dias.
Cerca de 70 pessoas estiveram no Legislativo, em grande parte para demonstrar sua contrariedade a proposta. Agora, uma previsão é que na próxima semana o tema volte a pauta para discussão e uma possível votação dos vereadores.
O PL 26 prevê a construção de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em quatro pontos da cidade, entre eles o Altos da Julieta, mas a presença de nascentes da barragem no local gera questionamentos entre os moradores sobre a viabilidade do projeto.
Na segunda (3), o líder de governo, vereador Davi de Almeida (PP), apresentou gráficos onde demonstrava ser possível levar adiante o projeto habitacional, sem impactos ao meio ambiente. O processo de conhecimento da área foi conduzido por ele, este que incluiu reuniões com moradores e técnicos para avaliar a situação das nascentes.
Em entrevista ao Portal Leouve, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Cenci (MDB) afirmou que, na sua visão, existe a chance do projeto habitacional ser aprovado no Legislativo.