A situação das pessoas em situação de rua e a maneira como a administração pública trata disso vem preocupando parlamentares que solicitaram informações à respeito. A iniciativa é da vereadora Rose Frigeri (PT) durante debate na sessão ordinária desta quinta-feira (10).
Assim, o requerimento nº 73/2025, de autoria coletiva, busca saber o que vem sendo desenvolvido para este público, principalmente ao longo do outono e inverno. O pedido, aprovado por unanimidade entre os vereadores, aguarda o prazo de 30 dias para que o Executivo responda à solicitação.
De acordo com o pedido de informações, as questões abordadas são feitas para fins de transparência e aprimoramento das políticas públicas de assistência social. Entre os questionamentos, estão: em quais horários trabalham as equipes de abordagem social; se estão mapeando as pessoas que não acessam o Pop Rua ou as casas de passagem; quantas vagas de acolhimento foram disponibilizadas nas casas de passagem e na estrutura do Bom Samaritano nos meses de abril a junho de 2025; se existem ações integradas com outras secretarias para o atendimento à população em situação de rua.
Em sua fala, Rose Frigeri alertou que são vários os desafios envolvendo o tema.
“A abordagem social prevê não apenas retirar as pessoas das ruas, mas sim oferecer um bom acolhimento”, explicou a vereadora.
Os demais parlamentares também fizeram falas ao longo dos votos.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal de Caxias do Sul